Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Problematizar a educação matemática a partir do discurso sobre o insucesso

Pais, Alexandre (2008). Problematizar a educação matemática a partir do discurso sobre o insucesso. En Luengo, Ricardo; Gómez, Bernardo; Camacho, Matías; Blanco, Lorenzo (Eds.), Investigación en educación matemática XII (pp. 735-742). Badajoz: Sociedad Española de Investigación en Educación Matemática, SEIEM.

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

171Kb

Resumen

A partir de uma breve descrição da importância da matemática escolar, são analisadas duas perspectivas distintas que procuram explicar e sugerir estratégias de acção no combate ao insucesso a esta disciplina. Estas perspectivas são analisadas como sendo paradigmáticas de duas formas diferentes de interpretar o problema do insucesso, mas tendo como característica comum o não questionamento do papel da escola na sociedade actual. A ausência na investigação em Educação Matemática de uma crítica social e política ao modo como a matemática escolar serve mecanismos disciplinares de fabricação da subjectividade leva, argumenta-se neste artigo, à perpetuação da mesma realidade que se pretende transformar.

Tipo de Registro:Contribución a Actas de Congreso
Términos clave:11. Educación Matemática y otras disciplinas > Fundamentos de la Educación Matemática > Sociología
12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Marcos teóricos > Teorías de aprendizaje > Situado sociocultural
06. Aprendizaje > Cognición > Rendimiento
Nivel Educativo:Todos los niveles educativos
Código ID:1239
Depositado Por:Pedro Gómez
Depositado En:16 Feb 2011 14:25
Fecha de Modificación Más Reciente:04 Mar 2011 14:57
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario