Nascimento, Maria (2018). Comportamientos expressos pelo professor de matemática em sala de aula: a visão de alunos brasileiros do ensino fundamental II. En Arturo, Luis; Páges, Daniela (Eds.), Acta Latinoamericana de Matemática Educativa (pp. 741-756). México, DF: Comité Latinoamericano de Matemática Educativa.
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 2537Kb |
Resumen
Este trabalho analisou a visão de alunos brasileiros do ensino fundamental II a respeito dos sentimentos que eles tinham sobre os comportamentos de alguns professores de matemática em sala de aula. Identificou como esses comportamentos afetam o processo de aprendizagem desses alunos, gerando falhas de comunicação, indisciplina e fugas. Permitiu perceber que ocorre a personificação da própria matemática escolar na figura do professor, transferindo para o mesmo, sentimentos desagradáveis obtidos por insucessos. Ficou evidenciado que as relações vivenciadas em sala de aula transpassam a dimensão afetiva. Foi constatado que o comportamento de um afeta o comportamento do outro.
Tipo de Registro: | Capítulo o Sección de un Libro |
---|---|
Términos clave: | 06. Aprendizaje > Aspectos afectivos 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Fuentes de información > _Otro (fuentes de información) 05. Profesor > El papel del profesor 03. Aula > Relaciones interpersonales |
Nivel Educativo: | Educación Secundaria Media (17 y 18 años) Educación Secundaria Básica (13-16 años) |
Código ID: | 13555 |
Depositado Por: | Sileni Carranza |
Depositado En: | 28 May 2019 15:28 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 28 May 2019 15:28 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento