Guadagnini, Miriam; Alves, Marlene; Bezerra, Valdir; da Silva, Renato (2018). Ecologia do ensino do conceito de fatoração numérica e algébrica entre as décadas de 1960 a 2010. En Sema, Luis; Páges, Daniela (Eds.), Acta Latinoamericana de Matemática Educativa (pp. 1045-1053). México, DF: Comité Latinoamericano de Matemática Educativa.
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Resumen
Apresentamos parte de pesquisa sobre o ensino e aprendizagem da fatoração numérica e algébrica, especificamente, o estudo da ecologia do seu ensino entre as décadas de 1960 a 2010. No referencial teórico da pesquisa, optamos pelas noções de praxeologia e ecologia, segundo Chevallard, que conduziram à metodologia da pesquisa documental, por meio da análise de livros didáticos das décadas consideradas. Os resultados mostram uma ecologia bastante estável, se desconsiderarmos a década de 1960, pois praxeologias privilegiadas nas décadas posteriores estão centradas no uso de técnicas e situações contextualizadas que refletem apenas uma nova vestimenta, que não a torna uma real situação de contexto.
Tipo de Registro: | Capítulo o Sección de un Libro |
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Términos clave: | 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Metodologías > Otro (metodologías) 13. Matemáticas escolares > Álgebra > Relaciones 11. Educación Matemática y otras disciplinas > Historia de la Educación Matemática 13. Matemáticas escolares > Números > Relaciones numéricas > Otro (relaciones numéricas) 03. Aula > Recursos didácticos > Libros de texto |
Nivel Educativo: | Educación Secundaria Básica (13-16 años) |
Código ID: | 13609 |
Depositado Por: | Sileni Carranza |
Depositado En: | 06 Jun 2019 09:50 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 06 Jun 2019 09:50 |
Valoración: |
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