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Ecologia do ensino do conceito de fatoração numérica e algébrica entre as décadas de 1960 a 2010

Guadagnini, Miriam; Alves, Marlene; Bezerra, Valdir; da Silva, Renato (2018). Ecologia do ensino do conceito de fatoração numérica e algébrica entre as décadas de 1960 a 2010. En Sema, Luis; Páges, Daniela (Eds.), Acta Latinoamericana de Matemática Educativa (pp. 1045-1053). México, DF: Comité Latinoamericano de Matemática Educativa.

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Resumen

Apresentamos parte de pesquisa sobre o ensino e aprendizagem da fatoração numérica e algébrica, especificamente, o estudo da ecologia do seu ensino entre as décadas de 1960 a 2010. No referencial teórico da pesquisa, optamos pelas noções de praxeologia e ecologia, segundo Chevallard, que conduziram à metodologia da pesquisa documental, por meio da análise de livros didáticos das décadas consideradas. Os resultados mostram uma ecologia bastante estável, se desconsiderarmos a década de 1960, pois praxeologias privilegiadas nas décadas posteriores estão centradas no uso de técnicas e situações contextualizadas que refletem apenas uma nova vestimenta, que não a torna uma real situação de contexto.

Tipo de Registro:Capítulo o Sección de un Libro
Términos clave:12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Metodologías > Otro (metodologías)
13. Matemáticas escolares > Álgebra > Relaciones
11. Educación Matemática y otras disciplinas > Historia de la Educación Matemática
13. Matemáticas escolares > Números > Relaciones numéricas > Otro (relaciones numéricas)
03. Aula > Recursos didácticos > Libros de texto
Nivel Educativo:Educación Secundaria Básica (13-16 años)
Código ID:13609
Depositado Por:Sileni Carranza
Depositado En:06 Jun 2019 09:50
Fecha de Modificación Más Reciente:06 Jun 2019 09:50
Valoración:

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