Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

As concepções de derivada presentes na imagem de conceito de estudantes de licenciatura em matemática

Seidi, Roberto; Nogueira, Rosana; Vieira, William (2019). As concepções de derivada presentes na imagem de conceito de estudantes de licenciatura em matemática. En Pérez-Vera, Iván Esteban; García, Daysi (Eds.), Acta Latinoamericana de Matemática Educativa (pp. 101-108). México, DF: Comité Latinoamericano de Matemática Educativa.

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

708Kb

URL Oficial: http://clame.org.mx/actas/

Resumen

Apresentamos uma investigação sobre quais concepções de derivadas estavam presentes na imagem de conceito de catorze estudantes de um curso de Licenciatura em Matemática, que já haviam estudado este conceito. Para o estudo, elaboramos e aplicamos um questionário à luz da teoria dos Três Mundos da Matemática, da imagem de conceito e das concepções de derivadas. Após as análises dos dados, verificamos a ausência de tais concepções nas imagens de conceito dos participantes, o que evidencia a necessidade de atividades que abordem as concepções de derivada e que permitam aos estudantes transitar pelos Três Mundos da Matemática.

Tipo de Registro:Contribución a Actas de Congreso
Términos clave:06. Aprendizaje > Cognición > Conocimiento
Otros términos clave específicos no incluidos en las secciones anteriores > R-S > Significado
13. Matemáticas escolares > Cálculo > Derivación
12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Fuentes de información > _Otro (fuentes de información)
05. Profesor > Formación de profesores > Inicial
Nivel Educativo:Título de grado universitario
Código ID:14118
Depositado Por:Sileni Carranza
Depositado En:19 Sep 2019 14:52
Fecha de Modificación Más Reciente:19 Sep 2019 14:52
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario