de Souza, Elenice (2005). O início da escolarização do sistema francês de pesos e medidas em Portugal. UNIÓN. Revista Iberoamericana de Educación Matemática, 4, pp. 109-125 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 397Kb |
Resumen
Pretendemos tratar, neste artigo, das alterações ocorridas na arithmetica do ensino primário no século XIX, com a introdução do sistema métrico decimal, bem como das ações que foram tomadas para que este novo tópico se integrasse aos saberes pedagógicos em Portugal. Para tal, procedemos ao levantamento e a análise de algumas fontes, que se concentraram em manuais didáticos de aritmética, livros sobre o sistema métrico decimal, com um caráter pedagógico; documentos que indicam elementos referentes à escolarização deste novo saber escolar e legislação pertinente ao tema, principalmente a partir da segunda metade dos oitocentos.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 10. Otras nociones de Educación Matemática > Evolución histórica de conceptos 13. Matemáticas escolares > Números > Operaciones aritméticas 13. Matemáticas escolares > Medida > Unidades de medida 03. Aula > Recursos didácticos > Libros de texto |
Nivel Educativo: | Educación Secundaria Media (17 y 18 años) Educación Secundaria Básica (13-16 años) Educación Primaria (7-12 años) |
Código ID: | 14577 |
Depositado Por: | Monitor Funes 1 |
Depositado En: | 14 Ago 2020 22:50 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 14 Ago 2020 22:50 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento