Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Explorar e investigar em matemática: uma actividade fundamental no ensino e na aprendizagem

da Ponte, João Pedro (2010). Explorar e investigar em matemática: uma actividade fundamental no ensino e na aprendizagem. UNIÓN. Revista Iberoamericana de Educación Matemática, 21, pp. 13-30 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

371Kb

Resumen

Investigar, ensinar e aprender são actividades que podem estar presentes, de forma articulada, no ensino-aprendizagem da matemática e na actividade profissional do professor. Para isso, é necessário conceber tarefas que possam ser o ponto de partida para investigações e explorações matemáticas dos alunos e discutir o modo como podem ser trabalhadas na sala de aula. Recorrendo a exemplos de actividades realizadas por professores de Matemática portugueses, analiso a actividade de aprendizagem suscitada por tarefas deste tipo e discuto as respectivas potencialidades. Finalmente, refiro as condições respeitantes à cultura profissional dos professores que podem favorecer uma actividade de investigação sobre a sua própria profissional, com relevo para a colaboração e a dimensão associativa.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza
Otros términos clave específicos no incluidos en las secciones anteriores > T-Z > Tarea
05. Profesor > El papel del profesor
05. Profesor > Desarrollo del profesor
Nivel Educativo:Educación Secundaria Básica (13-16 años)
Educación Primaria (7-12 años)
Código ID:15175
Depositado Por:Monitor Funes 1
Depositado En:16 Ago 2020 12:16
Fecha de Modificación Más Reciente:16 Ago 2020 12:16
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario