Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Diferentes enfoques teóricos de investigaçao sobre o ensino e aprendizagem da demonstraçao em geometria

Neto, T. (2010). Diferentes enfoques teóricos de investigaçao sobre o ensino e aprendizagem da demonstraçao em geometria. En Moreno, Mar; Carrillo, José; Estrada, Assumpta (Eds.), Investigación en Educación Matemática XIV (pp. 87-116). Lleida: Sociedad Española de Investigación en Educación Matemática, SEIEM.

[img]PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

402Kb

Resumen

Neste texto, pretendo estabelecer ligações entre a perspectiva apresentada por Harel e Sowder (2007) e outras perspectivas teóricas de investigação, ligadas ao ensino e aprendizagem da demonstração em geometria. Especificamente, com a perpectiva apresentada no artigo “proofs as bears of mathematical knowledge” (Hanna e Barbeau, 2008) e com a perspective ontosemiótica em educação matemática (Godino et al., 2007) na qual está focada a minha própria investigação. Harel e Sowder (2007) estabeleceram um grupo de questões relativas a vários factores: Factores de natureza histórica, epistemológica e matemática; factores de natureza cognitica e, factores de natureza educacional e sócio-culturais. Estabeleceram questões fundamentais, como por exemplo: O que é demonstrar?Porquê ensinar a demonstrar?(...)(p. 806). O significado destas questões será discutido segundo os enfoques teóricos acima referidos.

Tipo de Registro:Contribución a Actas de Congreso
Términos clave:06. Aprendizaje > Procesos cognitivos > Procesos de justificación
07. Enseñanza
06. Aprendizaje
13. Matemáticas escolares > Geometría
12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Marcos teóricos
Nivel Educativo:Todos los niveles educativos
Código ID:1683
Depositado Por:Pedro Gómez
Depositado En:09 Jun 2011 00:52
Fecha de Modificación Más Reciente:09 Jun 2011 00:52
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario