Neto, T. (2010). Diferentes enfoques teóricos de investigaçao sobre o ensino e aprendizagem da demonstraçao em geometria. En Moreno, Mar; Carrillo, José; Estrada, Assumpta (Eds.), Investigación en Educación Matemática XIV (pp. 87-116). Lleida: Sociedad Española de Investigación en Educación Matemática, SEIEM.
![]() | PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 402Kb |
Resumen
Neste texto, pretendo estabelecer ligações entre a perspectiva apresentada por Harel e Sowder (2007) e outras perspectivas teóricas de investigação, ligadas ao ensino e aprendizagem da demonstração em geometria. Especificamente, com a perpectiva apresentada no artigo “proofs as bears of mathematical knowledge” (Hanna e Barbeau, 2008) e com a perspective ontosemiótica em educação matemática (Godino et al., 2007) na qual está focada a minha própria investigação. Harel e Sowder (2007) estabeleceram um grupo de questões relativas a vários factores: Factores de natureza histórica, epistemológica e matemática; factores de natureza cognitica e, factores de natureza educacional e sócio-culturais. Estabeleceram questões fundamentais, como por exemplo: O que é demonstrar?Porquê ensinar a demonstrar?(...)(p. 806). O significado destas questões será discutido segundo os enfoques teóricos acima referidos.
Tipo de Registro: | Contribución a Actas de Congreso |
---|---|
Términos clave: | 06. Aprendizaje > Procesos cognitivos > Procesos de justificación 07. Enseñanza 06. Aprendizaje 13. Matemáticas escolares > Geometría 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Marcos teóricos |
Nivel Educativo: | Todos los niveles educativos |
Código ID: | 1683 |
Depositado Por: | Pedro Gómez |
Depositado En: | 09 Jun 2011 00:52 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 09 Jun 2011 00:52 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento