Cristovão, Eliane; Fiorentini, Dario (2018). Eixos para analisar a aprendizagem profissional docente em comunidades de professores. UNIÓN. Revista Iberoamericana de Educación Matemática, 52, pp. 11-33 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 368Kb |
Resumen
O objetivo deste artigo é apresentar e discutir o potencial analítico dos quatro eixos de interpretação e análise adotados em uma pesquisa de doutorado, escrita a partir da metodologia da Pesquisa Narrativa, que buscou evidenciar e compreender a aprendizagem de professoras de matemática de um grupo de estudos constituído como uma comunidade fronteiriça. Neste recorte, apresenta-se a análise de uma narrativa que discute episódios relacionados à prática de revisar sequências de tarefas para o ensino de matemática e busca-se, a partir do movimento provocado pelos quatro eixos adotados, destacar o seu potencial para evidenciar a aprendizagem de professores. Estes eixos podem ser úteis na análise de outras pesquisas sobre formação de professores, especialmente em contextos colaborativos.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Tipos de estudio > Experimento de enseñanza 05. Profesor > El papel del profesor 05. Profesor > Formación de profesores > Continua-Permanente 05. Profesor > Relaciones entre profesores 05. Profesor > Desarrollo del profesor |
Nivel Educativo: | Todos los niveles educativos |
Código ID: | 17174 |
Depositado Por: | Monitor Funes 1 |
Depositado En: | 08 Ago 2020 23:43 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 18 Ago 2020 02:45 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento