Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Eixos para analisar a aprendizagem profissional docente em comunidades de professores

Cristovão, Eliane; Fiorentini, Dario (2018). Eixos para analisar a aprendizagem profissional docente em comunidades de professores. UNIÓN. Revista Iberoamericana de Educación Matemática, 52, pp. 11-33 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

368Kb

Resumen

O objetivo deste artigo é apresentar e discutir o potencial analítico dos quatro eixos de interpretação e análise adotados em uma pesquisa de doutorado, escrita a partir da metodologia da Pesquisa Narrativa, que buscou evidenciar e compreender a aprendizagem de professoras de matemática de um grupo de estudos constituído como uma comunidade fronteiriça. Neste recorte, apresenta-se a análise de uma narrativa que discute episódios relacionados à prática de revisar sequências de tarefas para o ensino de matemática e busca-se, a partir do movimento provocado pelos quatro eixos adotados, destacar o seu potencial para evidenciar a aprendizagem de professores. Estes eixos podem ser úteis na análise de outras pesquisas sobre formação de professores, especialmente em contextos colaborativos.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Tipos de estudio > Experimento de enseñanza
05. Profesor > El papel del profesor
05. Profesor > Formación de profesores > Continua-Permanente
05. Profesor > Relaciones entre profesores
05. Profesor > Desarrollo del profesor
Nivel Educativo:Todos los niveles educativos
Código ID:17174
Depositado Por:Monitor Funes 1
Depositado En:08 Ago 2020 23:43
Fecha de Modificación Más Reciente:18 Ago 2020 02:45
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario