Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

“Do saber sábio ao saber ensinado”: ¿que estratégias podem ser adotadas para que as pesquisas possam contribuir para a prática do professor?

Abar, Celina (2015). “Do saber sábio ao saber ensinado”: ¿que estratégias podem ser adotadas para que as pesquisas possam contribuir para a prática do professor? En SEMUR, Sociedad de Educación Matemática Uruguaya (Ed.), Actas del 5° Congreso Uruguayo de Educación Matemática (pp. 1-8). Montevideo: Sociedad de Educación Matemática Uruguaya.

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

433Kb

URL Oficial: https://curem.semur.edu.uy/

Resumen

Este trabalho apresenta propostas de estratégias que podem ser adotadas por professores da escola básica, em sua prática docente, com base no estudo dos trabalhos de Yves Chevallard sobre a transposição didática e de Nicolas Balacheff relacionado à transposição informática. O caminho realizado de um objeto de saber a um objeto de ensino é chamado de transposição didática e, se nesse caminho, é agregado o computador, tem-se a transposição informática. Aspectos dessas teorias serão apresentados no contexto de pesquisas já realizadas, com o objetivo de identificar dificuldades e possibilidades que possam contribuir na proposta de estratégias didáticas a partir de um “saber sábio” para um “saber a ser ensinado”. Diferentes usos das tecnologias e de atuação docente, em relação às estratégias pedagógicas podem ser identificados nas pesquisas selecionadas evidenciando a conexão entre o grau de conhecimento do saber matemático apresentado e as abordagens propostas com mediação das tecnologias.

Tipo de Registro:Contribución a Actas de Congreso
Términos clave:07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula
05. Profesor > Desarrollo del profesor
03. Aula > Recursos didácticos > Recursos informáticos > Computadores
12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Tipo de investigación > Teórica
Nivel Educativo:Educación Primaria (7-12 años)
Código ID:17736
Depositado Por:Monitor Funes 3
Depositado En:11 Jun 2020 17:49
Fecha de Modificación Más Reciente:11 Jun 2020 17:49
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario