Abar, Celina (2015). “Do saber sábio ao saber ensinado”: ¿que estratégias podem ser adotadas para que as pesquisas possam contribuir para a prática do professor? En SEMUR, Sociedad de Educación Matemática Uruguaya (Ed.), Actas del 5° Congreso Uruguayo de Educación Matemática (pp. 1-8). Montevideo: Sociedad de Educación Matemática Uruguaya.
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 433Kb |
URL Oficial: https://curem.semur.edu.uy/
Resumen
Este trabalho apresenta propostas de estratégias que podem ser adotadas por professores da escola básica, em sua prática docente, com base no estudo dos trabalhos de Yves Chevallard sobre a transposição didática e de Nicolas Balacheff relacionado à transposição informática. O caminho realizado de um objeto de saber a um objeto de ensino é chamado de transposição didática e, se nesse caminho, é agregado o computador, tem-se a transposição informática. Aspectos dessas teorias serão apresentados no contexto de pesquisas já realizadas, com o objetivo de identificar dificuldades e possibilidades que possam contribuir na proposta de estratégias didáticas a partir de um “saber sábio” para um “saber a ser ensinado”. Diferentes usos das tecnologias e de atuação docente, em relação às estratégias pedagógicas podem ser identificados nas pesquisas selecionadas evidenciando a conexão entre o grau de conhecimento do saber matemático apresentado e as abordagens propostas com mediação das tecnologias.
Tipo de Registro: | Contribución a Actas de Congreso |
---|---|
Términos clave: | 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula 05. Profesor > Desarrollo del profesor 03. Aula > Recursos didácticos > Recursos informáticos > Computadores 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Tipo de investigación > Teórica |
Nivel Educativo: | Educación Primaria (7-12 años) |
Código ID: | 17736 |
Depositado Por: | Monitor Funes 3 |
Depositado En: | 11 Jun 2020 17:49 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 11 Jun 2020 17:49 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento