Barata, Robson André; Araujo, Flávio Nazareno (2013). Modelos epistemológicos, livros didáticos e prática docente em matemática. En SEMUR, Sociedad de Educación Matemática Uruguaya (Ed.), VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática (pp. 5886-5893). Montevideo, Uruguay: SEMUR.
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 318Kb |
URL Oficial: http://cibem.org/
Resumen
Este artigo trata de identificar modelos presentes em livros didáticos de matemática e como sua organização com seu encadeamento de conteúdos influenciam no modelo de prática docente do professor de matemática e esta prática na manutenção do status quo vigente. Inicialmente expomos a dependência dos professores do livro didático e como sua prática docente é pautada nesse instrumento de apoio didático. Em seguida são apresentados modelos teóricos para práticas docentes. E, no último momento, apresentamos análises de objetos matemáticos em dois livros didáticos. Resultados apontam que os modelos identificados nos livros didáticos direcionam as práticas docentes do professor de matemática, que proporcionam um ensino que contribui para a manutenção do status quo vigente.
Tipo de Registro: | Contribución a Actas de Congreso |
---|---|
Términos clave: | 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza 05. Profesor > El papel del profesor 03. Aula > Recursos didácticos > Libros de texto 05. Profesor > Desarrollo del profesor |
Nivel Educativo: | Título de grado universitario |
Código ID: | 17858 |
Depositado Por: | Monitor Funes 1 |
Depositado En: | 03 Ago 2020 22:51 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 10 Sep 2020 16:51 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento