Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Quebra-cabeças do teorema das 4 texturas

Silva, Marcos (2013). Quebra-cabeças do teorema das 4 texturas. En SEMUR, Sociedad de Educación Matemática Uruguaya (Ed.), VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática (pp. 8109-8116). Montevideo, Uruguay: SEMUR.

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

286Kb

URL Oficial: http://cibem.org/

Resumen

Esse trabalho tem o objetivo de apresentar o desenvolvimento de um jogo voltado a alunos com necessidades especiais para o ensino interdisciplinar de matemática e geografia. Tendo em vista que o Teorema das Quatro Cores é geralmente exemplificado como uma ferramenta que nos permite colorir qualquer mapa com apenas quatro cores sem que regiões vizinhas tenham a mesma cor. Decidimos ampliar sua exemplificação para deficientes visuais, com a construção de um mapa do Brasil onde cada estado tem uma cavidade e dessa forma podemos cobri-lo com apenas quatro texturas diferentes sem que regiões vizinhas tenham a mesma textura. Tal atividade foi elaborada como parte da disciplina optativa Ensino de Matemática para Alunos com Necessidades Especiais, oferecida pelo ICMC – USP, no primeiro semestre de 2012.

Tipo de Registro:Contribución a Actas de Congreso
Términos clave:04. Alumno > Necesidades especiales > Alumnos discapacitados
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula
06. Aprendizaje > Procesos cognitivos > Pensamiento matemático
06. Aprendizaje > Procesos cognitivos > Abstracción
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Preparación de clases
Nivel Educativo:Educación Secundaria Básica (13-16 años)
Código ID:18118
Depositado Por:Monitor Funes 1
Depositado En:02 Ago 2020 21:38
Fecha de Modificación Más Reciente:02 Ago 2020 21:38
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario