Noronha, Glaucianny Amorim; Noronha, Claudianny Amorim (2013). A leitura no ensino de matemática: uma prática latente e imprescindível. En SEMUR, Sociedad de Educación Matemática Uruguaya (Ed.), VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática (pp. 5730-5737). Montevideo, Uruguay: SEMUR.
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 185Kb |
URL Oficial: http://cibem.org/
Resumen
O presente texto faz parte do estudo da tese de doutorado da primeira autora, ainda em fase de desenvolvimento, e tem como objetivo principal refletir sobre a importância da leitura no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos e assim, apresentar uma proposta de inclusão deste recurso nas práticas dos professores que ensinam esta disciplina, de forma que estes possam explorar os recursos linguísticos, utilizando a leitura como potencializadora da aprendizagem dos conteúdos matemáticos dos anos iniciais do ensino fundamental (1o ao 5o ano). Para isto, delineamos as questões de leitura e compreensão do conhecimento matemático como àquelas de nossos interesses de estudos. Para a construção deste estudo utilizaremos como referencial as pesquisas apresentadas por alguns estudiosos da área de Educação Matemática como Nacarato e Lopes (2005), Cândido (1999), Smole e Diniz (2001), Alves (2001), Mendes (2001, 2006), D’Ambrósio (1990, 2001), Dante (1994), Smole e Diniz (2001), Noronha (2001), Fossa (2001), Noronha, Sá (2001,2002), entre outros. (Observatório da Educação - Capes/INEP. Ed. 038-2010. Grupo de Pesquisas Contar - UFRN - PPGED/PPGEL/PPGECNM - Propesq).
Tipo de Registro: | Contribución a Actas de Congreso |
---|---|
Términos clave: | 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Contenidos 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza 06. Aprendizaje > Procesos cognitivos > Comprensión |
Nivel Educativo: | Educación Primaria (7-12 años) |
Código ID: | 18414 |
Depositado Por: | Monitor Funes 1 |
Depositado En: | 31 Jul 2020 22:12 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 31 Jul 2020 22:12 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento