Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

A leitura no ensino de matemática: uma prática latente e imprescindível

Noronha, Glaucianny Amorim; Noronha, Claudianny Amorim (2013). A leitura no ensino de matemática: uma prática latente e imprescindível. En SEMUR, Sociedad de Educación Matemática Uruguaya (Ed.), VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática (pp. 5730-5737). Montevideo, Uruguay: SEMUR.

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

185Kb

URL Oficial: http://cibem.org/

Resumen

O presente texto faz parte do estudo da tese de doutorado da primeira autora, ainda em fase de desenvolvimento, e tem como objetivo principal refletir sobre a importância da leitura no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos e assim, apresentar uma proposta de inclusão deste recurso nas práticas dos professores que ensinam esta disciplina, de forma que estes possam explorar os recursos linguísticos, utilizando a leitura como potencializadora da aprendizagem dos conteúdos matemáticos dos anos iniciais do ensino fundamental (1o ao 5o ano). Para isto, delineamos as questões de leitura e compreensão do conhecimento matemático como àquelas de nossos interesses de estudos. Para a construção deste estudo utilizaremos como referencial as pesquisas apresentadas por alguns estudiosos da área de Educação Matemática como Nacarato e Lopes (2005), Cândido (1999), Smole e Diniz (2001), Alves (2001), Mendes (2001, 2006), D’Ambrósio (1990, 2001), Dante (1994), Smole e Diniz (2001), Noronha (2001), Fossa (2001), Noronha, Sá (2001,2002), entre outros. (Observatório da Educação - Capes/INEP. Ed. 038-2010. Grupo de Pesquisas Contar - UFRN - PPGED/PPGEL/PPGECNM - Propesq).

Tipo de Registro:Contribución a Actas de Congreso
Términos clave:07. Enseñanza > Planificación del profesor > Contenidos
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza
06. Aprendizaje > Procesos cognitivos > Comprensión
Nivel Educativo:Educación Primaria (7-12 años)
Código ID:18414
Depositado Por:Monitor Funes 1
Depositado En:31 Jul 2020 22:12
Fecha de Modificación Más Reciente:31 Jul 2020 22:12
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario