Furlan, Marcia (2017). Rastros de significação do feminino e do masculino nas práticas escolares. En FISEM, Federación Española de Sociedades de Profesores de Matemáticas (Ed.), VIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática (pp. 62-70). Madrid, España: FESPM.
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 428Kb |
URL Oficial: http://cibem.org/
Resumen
Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de doutorado em andamento que ao procurar por rastros de significação do feminino e do masculino, se desloca por diversas práticas de atividade humana, entre elas a escolar. Com referências na filosofia pósmoderna, destaco os filósofos Jacques Derrida e Ludwig Wittgenstein, ao intentar esclarecer a lógica dual oposicionista, que contrapõe o masculino e o feminino. Problematizando as significações de gênero através de livro didático de matemática e práticas escolares referentes ao quinto ano do ensino fundamental de uma escola pública brasileira, analisamos os efeitos de verdade de tais significações nos discursos e currículo escolares.
Tipo de Registro: | Contribución a Actas de Congreso |
---|---|
Términos clave: | 04. Alumno > Diversidad > Género Otros términos clave específicos no incluidos en las secciones anteriores > R-S > Significado 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Marcos teóricos > Teorías de aprendizaje > Teoría social del aprendizaje 03. Aula > Recursos didácticos > Libros de texto |
Nivel Educativo: | Estudios de posgrado Educación Primaria (7-12 años) |
Código ID: | 18436 |
Depositado Por: | Monitor Funes 2 |
Depositado En: | 31 Jul 2020 20:18 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 31 Jul 2020 20:18 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento