Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Rastros de significação do feminino e do masculino nas práticas escolares

Furlan, Marcia (2017). Rastros de significação do feminino e do masculino nas práticas escolares. En FISEM, Federación Española de Sociedades de Profesores de Matemáticas (Ed.), VIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática (pp. 62-70). Madrid, España: FESPM.

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

428Kb

URL Oficial: http://cibem.org/

Resumen

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de doutorado em andamento que ao procurar por rastros de significação do feminino e do masculino, se desloca por diversas práticas de atividade humana, entre elas a escolar. Com referências na filosofia pósmoderna, destaco os filósofos Jacques Derrida e Ludwig Wittgenstein, ao intentar esclarecer a lógica dual oposicionista, que contrapõe o masculino e o feminino. Problematizando as significações de gênero através de livro didático de matemática e práticas escolares referentes ao quinto ano do ensino fundamental de uma escola pública brasileira, analisamos os efeitos de verdade de tais significações nos discursos e currículo escolares.

Tipo de Registro:Contribución a Actas de Congreso
Términos clave:04. Alumno > Diversidad > Género
Otros términos clave específicos no incluidos en las secciones anteriores > R-S > Significado
12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Marcos teóricos > Teorías de aprendizaje > Teoría social del aprendizaje
03. Aula > Recursos didácticos > Libros de texto
Nivel Educativo:Estudios de posgrado
Educación Primaria (7-12 años)
Código ID:18436
Depositado Por:Monitor Funes 2
Depositado En:31 Jul 2020 20:18
Fecha de Modificación Más Reciente:31 Jul 2020 20:18
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario