Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Conteúdos escolares para os anos iniciais do ensino fundamental: estratégias pessoais de cálculo utilizadas pelos estudantes

de Andrade, Flávia (2013). Conteúdos escolares para os anos iniciais do ensino fundamental: estratégias pessoais de cálculo utilizadas pelos estudantes. En SEMUR, Sociedad de Educación Matemática Uruguaya (Ed.), VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática (pp. 2366-2373). Montevideo, Uruguay: SEMUR.

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

276Kb

URL Oficial: http://cibem.org/

Resumen

O presente artigo visa discutir a abordagem de conteúdos escolares, na área de matemática para os anos iniciais do ensino fundamental no sistema escolar brasileiro, a partir das orientações contidas nos parâmetros curriculares nacionais. Apresenta diferentes aspectos relacionados à concepção de conteúdo e fomenta reflexões diante da problemática sobre o que ensinar nas aulas de matemática. Para isso, foi realizada uma pesquisa em classes de 4º e 5º ano do ensino fundamental, com o objetivo de investigar de que forma as estratégias pessoais de cálculo mental e escrito utilizadas pelos estudantes podem ser consideradas como conteúdos escolares. A análise realizada constatou a existência de uma diversidade de estratégias pessoais utilizadas pelos estudantes e desvelou algumas possibilidades de tratar essas estratégias como conteúdos conceituais e procedimentais. Como suportes teóricos foram utilizados estudos da didática da matemática e pressupostos da teoria dos registros de representação semiótica.

Tipo de Registro:Contribución a Actas de Congreso
Términos clave:13. Matemáticas escolares > Números > Operaciones aritméticas > Multiplicación
10. Otras nociones de Educación Matemática > Resolución de problemas > Resolución y estrategias
11. Educación Matemática y otras disciplinas > Fundamentos de la Educación Matemática > Semiótica
06. Aprendizaje > Procesos cognitivos > Cálculo mental
10. Otras nociones de Educación Matemática > Resolución de problemas > Planteamiento de problemas
Nivel Educativo:Educación Primaria (7-12 años)
Código ID:19211
Depositado Por:Monitor Funes 1
Depositado En:21 Jul 2020 22:54
Fecha de Modificación Más Reciente:21 Jul 2020 22:54
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario