de Ávila, Luciana; de Novais, Roberta (2018). Resolução de problemas utilizando a aritmética modular. En Lestón, Patricia (Ed.), ACTAS DE LA XII CONFERENCIA ARGENTINA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA (pp. 516-520). Buenos Aires, Argentina: SOAREM.
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 377Kb |
URL Oficial: http://soarem.org/actas.html
Resumen
No trabalho que segue, mostraremos como utilizar uma ferramenta da teoria dos números, aritmética modular, como proposta didática a ser trabalhada tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio como forma de motivação ao estudo de conteúdos, como: estudo das quatro operações aritméticas fundamentais, divisibilidade e o estudo de arcos côngruos aplicados no cotidiano da vida das pessoas. Os códigos numéricos de identificação, a criptografia, calendários e diversos fenômenos periódicos são assuntos que estão diretamente ligados ao tema, em que apresentaremos datas comemorativas, o cálculo dos dois últimos dígitos do CPF, e a leitura do código de barras brasileiro.
Tipo de Registro: | Contribución a Actas de Congreso |
---|---|
Términos clave: | 10. Otras nociones de Educación Matemática > Resolución de problemas > Resolución y estrategias 06. Aprendizaje > Aspectos afectivos > Motivación 13. Matemáticas escolares > Números > Operaciones aritméticas 13. Matemáticas escolares > Números > Relaciones numéricas > Divisibilidad 10. Otras nociones de Educación Matemática > Fenomenología didáctica > Situaciones |
Nivel Educativo: | Educación Secundaria Básica (13-16 años) Educación Primaria (7-12 años) |
Código ID: | 19393 |
Depositado Por: | Monitor Funes 6 |
Depositado En: | 30 Jun 2020 23:00 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 30 Jun 2020 23:00 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento