Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Resolução de problemas utilizando a aritmética modular

de Ávila, Luciana; de Novais, Roberta (2018). Resolução de problemas utilizando a aritmética modular. En Lestón, Patricia (Ed.), ACTAS DE LA XII CONFERENCIA ARGENTINA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA (pp. 516-520). Buenos Aires, Argentina: SOAREM.

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

377Kb

URL Oficial: http://soarem.org/actas.html

Resumen

No trabalho que segue, mostraremos como utilizar uma ferramenta da teoria dos números, aritmética modular, como proposta didática a ser trabalhada tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio como forma de motivação ao estudo de conteúdos, como: estudo das quatro operações aritméticas fundamentais, divisibilidade e o estudo de arcos côngruos aplicados no cotidiano da vida das pessoas. Os códigos numéricos de identificação, a criptografia, calendários e diversos fenômenos periódicos são assuntos que estão diretamente ligados ao tema, em que apresentaremos datas comemorativas, o cálculo dos dois últimos dígitos do CPF, e a leitura do código de barras brasileiro.

Tipo de Registro:Contribución a Actas de Congreso
Términos clave:10. Otras nociones de Educación Matemática > Resolución de problemas > Resolución y estrategias
06. Aprendizaje > Aspectos afectivos > Motivación
13. Matemáticas escolares > Números > Operaciones aritméticas
13. Matemáticas escolares > Números > Relaciones numéricas > Divisibilidad
10. Otras nociones de Educación Matemática > Fenomenología didáctica > Situaciones
Nivel Educativo:Educación Secundaria Básica (13-16 años)
Educación Primaria (7-12 años)
Código ID:19393
Depositado Por:Monitor Funes 6
Depositado En:30 Jun 2020 23:00
Fecha de Modificación Más Reciente:30 Jun 2020 23:00
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario