Miarka, Roger (2013). Etno-matema-ticas, matemática materna, etnomatematicologia e sistemas QRC: associando conceitos a práxis específicas na pesquisa em etnomatemática. En SEMUR, Sociedad de Educación Matemática Uruguaya (Ed.), VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática (pp. 7685-7691). Montevideo, Uruguay: SEMUR.
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 183Kb |
URL Oficial: http://cibem.org/
Resumen
Este artigo visa discutir concepções sobre etnomatemática a partir dos termos utilizados por quatro pesquisadores que participam de seu movimento de pesquisa, a dizer, "sistemas QRC", de Bill Barton; "matemática materna", de Eduardo Sebastiani Ferreira; "etnomatematicologia", de Paulus Gerdes; e "etno-matema-ticas", de Ubiratan D'Ambrosio. Como base para essa discussão, utilizamos entrevistas realizadas com os quatro pesquisadores, um estudo sobre suas obras publicadas (Barton, 2008, D'Ambrosio, 2002, Ferreira, 1991, Gerdes, 1991), e a tese de doutorado "Etnomatemática: do ôntico ao ontológico" (Miarka, 2011). Consideramos essa discussão importante por destacar-nos convergências e divergências do pensar e do praticar etnomatemático, associando metas e conceitos de pano-de-fundo a práxis específicas em seu programa de pesquisa.
Tipo de Registro: | Contribución a Actas de Congreso |
---|---|
Términos clave: | 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Metodologías > Análisis del discurso 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Fuentes de información > Entrevistas 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Marcos teóricos > Etnomatemática 11. Educación Matemática y otras disciplinas > Historia de la Educación Matemática |
Nivel Educativo: | Todos los niveles educativos |
Código ID: | 19510 |
Depositado Por: | Monitor Funes 1 |
Depositado En: | 18 Jul 2020 17:02 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 18 Jul 2020 17:02 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento