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O método intuitivo nos primeiros anos de escolaridade: presença e ausência nos programas de ensino entre as décadas de 1910 a 1960

dos Santos, Piersandra Simão; Flores, Cláudia Regina; Pinto, Joseane (2013). O método intuitivo nos primeiros anos de escolaridade: presença e ausência nos programas de ensino entre as décadas de 1910 a 1960. En SEMUR, Sociedad de Educación Matemática Uruguaya (Ed.), VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática (pp. 4571-4578). Montevideo, Uruguay: SEMUR.

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Resumen

Resumo: Este texto tem como objetivo apresentar parte de uma pesquisa que vem sendo desenvolvida na área da história da educação matemática. O estudo tem como propósito discutir como no passado um ensino de matemática foi constituído e prescrito em documentos oficiais, no estado de Santa Catarina, Brasil, entre as décadas de 1911 a 1960. Em particular, neste texto, tomam-se os programas de ensino da primeira metade do século XX, considerando-os como um dispositivo de poder, que prescreve orientações para o ensino de matemática nos primeiros anos de escolaridade, nos grupos escolares no estado catarinense. Os conteúdos para o ensino de matemática se alteravam ou se transformavam, ao longo dos programas analisados, levando-se em conta um modo de ensinar prático e intuitivo. Conclui-se que o ensino da matemática era orientado a partir do método intuitivo que se estabeleceu como regra para conceber de forma concreta, prática e utilitária a matemática na escola primária.

Tipo de Registro:Contribución a Actas de Congreso
Términos clave:07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula
09. Currículo > Evaluación del currículo
11. Educación Matemática y otras disciplinas > Historia de la Educación Matemática
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza
Nivel Educativo:Educación Primaria (7-12 años)
Código ID:19884
Depositado Por:Monitor Funes 1
Depositado En:07 Jul 2020 01:08
Fecha de Modificación Más Reciente:07 Jul 2020 01:08
Valoración:

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