Merlini, Vera Lucia; Magina, Sandra; Santos, Aparecido (2013). Estrutura multiplicativa: um estudo comparativo entre o que a professora elabora e o desempenho dos estudantes. En SEMUR, Sociedad de Educación Matemática Uruguaya (Ed.), VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática (pp. 2708-2715). Montevideo, Uruguay: SEMUR.
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 418Kb |
URL Oficial: http://cibem.org/
Resumen
Este artigo objetiva comparar e discutir a concepção de 14 professoras dos dois primeiros ciclos do ensino fundamental e o desempenho de seus estudantes do 2º ciclo em situações de estrutura multiplicativa. Trata-se de um estudo descritivo analítico, desenvolvido a partir das ideias teóricas de Vergnaud (1994) e dos estudos de Magina e cols. (2010) a respeito do Campo Conceitual Multiplicativo. O estudo é parte integrante de um projeto de pesquisa financiado pelo CNPq. Os dados analisados foram coletados a partir da elaboração de seis problemas pelas professoras e de um teste diagnóstico, contendo 13 questões de estrutura multiplicativa, aplicado em 183 estudantes dos 4º e 5º anos (2º ciclo) do ensino fundamental, de uma escola pública de São Paulo. A análise comparativa permitiu identificar a estreita relação entre os problemas elaborados pelas professoras e o sucesso dos estudantes no teste, evidenciando a existência da tríade maturidade/experiência/aprendizagem proposta por Vergnaud (1994).
Tipo de Registro: | Contribución a Actas de Congreso |
---|---|
Términos clave: | 13. Matemáticas escolares > Números > Operaciones aritméticas > Multiplicación 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Tipos de estudio > Estudio Comparativo 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Fuentes de información > Pruebas 10. Otras nociones de Educación Matemática > Resolución de problemas > Planteamiento de problemas |
Nivel Educativo: | Educación Primaria (7-12 años) |
Código ID: | 19985 |
Depositado Por: | Monitor Funes 1 |
Depositado En: | 02 Jul 2020 02:11 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 02 Jul 2020 02:11 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento