Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Estrutura multiplicativa: um estudo comparativo entre o que a professora elabora e o desempenho dos estudantes

Merlini, Vera Lucia; Magina, Sandra; Santos, Aparecido (2013). Estrutura multiplicativa: um estudo comparativo entre o que a professora elabora e o desempenho dos estudantes. En SEMUR, Sociedad de Educación Matemática Uruguaya (Ed.), VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática (pp. 2708-2715). Montevideo, Uruguay: SEMUR.

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

418Kb

URL Oficial: http://cibem.org/

Resumen

Este artigo objetiva comparar e discutir a concepção de 14 professoras dos dois primeiros ciclos do ensino fundamental e o desempenho de seus estudantes do 2º ciclo em situações de estrutura multiplicativa. Trata-se de um estudo descritivo analítico, desenvolvido a partir das ideias teóricas de Vergnaud (1994) e dos estudos de Magina e cols. (2010) a respeito do Campo Conceitual Multiplicativo. O estudo é parte integrante de um projeto de pesquisa financiado pelo CNPq. Os dados analisados foram coletados a partir da elaboração de seis problemas pelas professoras e de um teste diagnóstico, contendo 13 questões de estrutura multiplicativa, aplicado em 183 estudantes dos 4º e 5º anos (2º ciclo) do ensino fundamental, de uma escola pública de São Paulo. A análise comparativa permitiu identificar a estreita relação entre os problemas elaborados pelas professoras e o sucesso dos estudantes no teste, evidenciando a existência da tríade maturidade/experiência/aprendizagem proposta por Vergnaud (1994).

Tipo de Registro:Contribución a Actas de Congreso
Términos clave:13. Matemáticas escolares > Números > Operaciones aritméticas > Multiplicación
12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Tipos de estudio > Estudio Comparativo
12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Fuentes de información > Pruebas
10. Otras nociones de Educación Matemática > Resolución de problemas > Planteamiento de problemas
Nivel Educativo:Educación Primaria (7-12 años)
Código ID:19985
Depositado Por:Monitor Funes 1
Depositado En:02 Jul 2020 02:11
Fecha de Modificación Más Reciente:02 Jul 2020 02:11
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario