Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Exercícios, ciência normal e organizadores prévios: aprendizagem significativa de matemática

da Silva Rufino, Maria Aparecida; da Silva, José Roberto (2011). Exercícios, ciência normal e organizadores prévios: aprendizagem significativa de matemática. En Corica, Ana Rosa; Bilbao, María Paz; Gazzola, María Paz (Eds.), Actas del I Congreso Internacional de Enseñanza de las Ciencias y la Matemática- ICIECyM. II Encuentro Nacional de Enseñanza de la Matemática - II ENEM (pp. 450-456). Tandil, Argentina: Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires.

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

226Kb

Resumen

A resolução de problemas embora seja um tema bem difundido continua trazendo grandes contribuições para o ensino das ciências e matemáticas. Neste estudo, procurase fazer um paralelo aproximativo entre a atividade de resolução de exercícios e a atividade dos cientistas no período de ciência normal conforme Kuhn (2003) no intento de obter com isso tanto ganhos epistemológico e cognitivo como subsídios que tornem o uso adequado dessas atividades próximas aos organizadores prévios no marco da teoria de Ausubel (2002). O trabalho, metodologicamente é qualitativo do tipo pesquisa teórica conceitual e investe na análise crítico-comparativa entre dois modelos, segundo Mendes e Tachizawa (2000). Diante do marco teórico adotado, organizou-se um pequeno quadro, elegendo características para justificar que a atividade de resolução de exercícios pode servir como ponte cognitiva para a resolução de problemas.

Tipo de Registro:Contribución a Actas de Congreso
Términos clave:12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Paradigmas de investigación > Crítico
10. Otras nociones de Educación Matemática > Resolución de problemas
12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Tipos de estudio > Estudio Comparativo
06. Aprendizaje > Procesos cognitivos > Aplicación
Nivel Educativo:Todos los niveles educativos
Código ID:20785
Depositado Por:Monitor Funes 5
Depositado En:06 Jul 2020 21:09
Fecha de Modificación Más Reciente:06 Jul 2020 21:09
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario