da Silva, José Roberto; Pereira, Emanuel Henrique; Dias de Morais, Natália (2011). Caracterização do raciocínio indutivo como aporte para o conhecimento matemático. En Corica, Ana Rosa; Bilbao, María Paz; Gazzola, María Paz (Eds.), Actas del I Congreso Internacional de Enseñanza de las Ciencias y la Matemática- ICIECyM. II Encuentro Nacional de Enseñanza de la Matemática - II ENEM (pp. 137-143). Tandil, Argentina: Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires.
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Resumen
A busca por caminhos que auxiliem o melhor desempenho das atividades de professores e alunos tem sido alvo de muitos estudos. Neste trabalho, investiu-se no uso de laboratório de matemática na intenção de lidar com a indução como forma de produção de conhecimento. Metodologicamente, utilizou-se o jogo Torre de Hanói como material didático para caracterizar a elaboração de conjecturas e formulação de demonstrações para enunciados matemáticos simples. O resultado obtido foi a organização da proposta didática de nome Torre de Hanói como Recurso para apresentação do Principio Indutivo, composta de três atividades com o intuito de caracterizar a potencialidade do raciocínio indutivo.
Tipo de Registro: | Contribución a Actas de Congreso |
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Términos clave: | 06. Aprendizaje > Procesos cognitivos > Procesos de justificación 06. Aprendizaje > Procesos cognitivos > Razonamiento > Inductivo 05. Profesor > Formación de profesores > Inicial 03. Aula > Recursos didácticos > Materiales manipulativos 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Tipos de estudio > Estudio de casos |
Nivel Educativo: | Formación Profesional |
Código ID: | 20814 |
Depositado Por: | Monitor Funes 5 |
Depositado En: | 06 Jul 2020 07:29 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 06 Jul 2020 07:29 |
Valoración: |
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