Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Caracterização do raciocínio indutivo como aporte para o conhecimento matemático

da Silva, José Roberto; Pereira, Emanuel Henrique; Dias de Morais, Natália (2011). Caracterização do raciocínio indutivo como aporte para o conhecimento matemático. En Corica, Ana Rosa; Bilbao, María Paz; Gazzola, María Paz (Eds.), Actas del I Congreso Internacional de Enseñanza de las Ciencias y la Matemática- ICIECyM. II Encuentro Nacional de Enseñanza de la Matemática - II ENEM (pp. 137-143). Tandil, Argentina: Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires.

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

219Kb

URL Oficial: http://iciecymiienem.sites.exa.unicen.edu.ar/

Resumen

A busca por caminhos que auxiliem o melhor desempenho das atividades de professores e alunos tem sido alvo de muitos estudos. Neste trabalho, investiu-se no uso de laboratório de matemática na intenção de lidar com a indução como forma de produção de conhecimento. Metodologicamente, utilizou-se o jogo Torre de Hanói como material didático para caracterizar a elaboração de conjecturas e formulação de demonstrações para enunciados matemáticos simples. O resultado obtido foi a organização da proposta didática de nome Torre de Hanói como Recurso para apresentação do Principio Indutivo, composta de três atividades com o intuito de caracterizar a potencialidade do raciocínio indutivo.

Tipo de Registro:Contribución a Actas de Congreso
Términos clave:06. Aprendizaje > Procesos cognitivos > Procesos de justificación
06. Aprendizaje > Procesos cognitivos > Razonamiento > Inductivo
05. Profesor > Formación de profesores > Inicial
03. Aula > Recursos didácticos > Materiales manipulativos
12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Tipos de estudio > Estudio de casos
Nivel Educativo:Formación Profesional
Código ID:20814
Depositado Por:Monitor Funes 5
Depositado En:06 Jul 2020 07:29
Fecha de Modificación Más Reciente:06 Jul 2020 07:29
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario