Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Matemática e motivação: contribuições da teoria da atividade para o ensino

Trevizan, Wanessa Aparecida; Kikuchi, Luzia (2016). Matemática e motivação: contribuições da teoria da atividade para o ensino. En Otero, María Rita; Llanos, Viviana Carolina; Fanaro, María de los Angeles; Gazzola, María Paz; Sureda, Patricia; Donvito, Ángel; Arlego, Marcelo; Parra, Verónica (Eds.), Actas del Segundo Congreso Internacional de Enseñanza de las Ciencias y la Matemática y Tercer Encuentro Nacional de Enseñanza de la Matemática (pp. 80-84). Tandil, Argentina: Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires.

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

370Kb

URL Oficial: http://iciecymiienem.sites.exa.unicen.edu.ar/

Resumen

Na utilização da Teoria da Atividade, de Alexis N. Leontiev (1903-1979), para caracterização dos elementos do sistema educativo, podemos destacar a importância do motivo como elemento gerador de toda a atividade de ensino e aprendizagem de matemática. Desse modo, é importante valorizar os motivos do aluno como motor das atividades de ensino. Para isso, é relevante conhecer alguns conceitos relacionados à atividade e aos diversos estágios de desenvolvimento do indivíduo, e pensar em estratégias adequadas para que a motivação ocorra. Através de entrevistas com alunos e uma professora do Ensino Fundamental de uma escola de São Paulo buscamos investigar a pertinência de algumas categorizações teóricas nesse contexto.

Tipo de Registro:Contribución a Actas de Congreso
Términos clave:07. Enseñanza
06. Aprendizaje > Aspectos afectivos > Motivación
06. Aprendizaje > Aspectos afectivos > Actitud
06. Aprendizaje > Procesos cognitivos > Comprensión
Nivel Educativo:Educación Primaria (7-12 años)
Código ID:21286
Depositado Por:Monitor Funes 5
Depositado En:02 Jul 2020 16:32
Fecha de Modificación Más Reciente:02 Jul 2020 16:32
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario