Trevizan, Wanessa Aparecida; Kikuchi, Luzia (2016). Matemática e motivação: contribuições da teoria da atividade para o ensino. En Otero, María Rita; Llanos, Viviana Carolina; Fanaro, María de los Angeles; Gazzola, María Paz; Sureda, Patricia; Donvito, Ángel; Arlego, Marcelo; Parra, Verónica (Eds.), Actas del Segundo Congreso Internacional de Enseñanza de las Ciencias y la Matemática y Tercer Encuentro Nacional de Enseñanza de la Matemática (pp. 80-84). Tandil, Argentina: Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires.
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 370Kb |
URL Oficial: http://iciecymiienem.sites.exa.unicen.edu.ar/
Resumen
Na utilização da Teoria da Atividade, de Alexis N. Leontiev (1903-1979), para caracterização dos elementos do sistema educativo, podemos destacar a importância do motivo como elemento gerador de toda a atividade de ensino e aprendizagem de matemática. Desse modo, é importante valorizar os motivos do aluno como motor das atividades de ensino. Para isso, é relevante conhecer alguns conceitos relacionados à atividade e aos diversos estágios de desenvolvimento do indivíduo, e pensar em estratégias adequadas para que a motivação ocorra. Através de entrevistas com alunos e uma professora do Ensino Fundamental de uma escola de São Paulo buscamos investigar a pertinência de algumas categorizações teóricas nesse contexto.
Tipo de Registro: | Contribución a Actas de Congreso |
---|---|
Términos clave: | 07. Enseñanza 06. Aprendizaje > Aspectos afectivos > Motivación 06. Aprendizaje > Aspectos afectivos > Actitud 06. Aprendizaje > Procesos cognitivos > Comprensión |
Nivel Educativo: | Educación Primaria (7-12 años) |
Código ID: | 21286 |
Depositado Por: | Monitor Funes 5 |
Depositado En: | 02 Jul 2020 16:32 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 02 Jul 2020 16:32 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento