Fernandes, Andréia (2018). Problemas para ensinar aritmética ou uma aritmética que ensina problemas? (São Paulo, Brasil, 1897-1930). En Carrillo, Dolores; Sánchez, Encarna; Matos, José Manuel; Moreno, Luis; Rodrigues, Wagner (Eds.), IV Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Matemática (pp. 94-101). Murcia, España: Universidad de Murcia.
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 116Kb |
Resumen
Este texto tem como objetivo analisar que orientações para a utilização de problemas nas aulas de aritmética eram veiculadas por meio de artigos publicados em revistas pedagógicas paulistas. Utilizou-se o ferramental teórico-metodológico da História Cultural defendida por Chartier (2002) e De Certeau (2011) e o conceito de cultura escolar de Julia (2001). Observou-se nos artigos das revistas pedagógicas paulistas a presença de discursos que sugeriam aos professores maneiras de trabalhar a aritmética tendo como concepção norteadora o método intuitivo. Ao longo da produção desses artigos percebeu-se transformações a respeito do que se pensava ser um problema e a sua finalidade. Os problemas em diferentes momentos eram vistos como sinônimos de exercícios eferramentas para ensinar conteúdos aritméticos. Ao final da década de 1920 os problemas começam a ser entendidos como conteúdo a ser ensinado pela aritmética.
Tipo de Registro: | Contribución a Actas de Congreso |
---|---|
Términos clave: | 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula 10. Otras nociones de Educación Matemática > Resolución de problemas > Tipos de problemas 10. Otras nociones de Educación Matemática > Resolución de problemas > Resolución y estrategias 11. Educación Matemática y otras disciplinas > Historia de la Educación Matemática 13. Matemáticas escolares > Números > Operaciones aritméticas |
Nivel Educativo: | Educación Primaria (7-12 años) |
Código ID: | 22525 |
Depositado Por: | Monitor Funes 3 |
Depositado En: | 11 Ago 2021 18:19 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 11 Ago 2021 18:19 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento