Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Problemas para ensinar aritmética ou uma aritmética que ensina problemas? (São Paulo, Brasil, 1897-1930)

Fernandes, Andréia (2018). Problemas para ensinar aritmética ou uma aritmética que ensina problemas? (São Paulo, Brasil, 1897-1930). En Carrillo, Dolores; Sánchez, Encarna; Matos, José Manuel; Moreno, Luis; Rodrigues, Wagner (Eds.), IV Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Matemática (pp. 94-101). Murcia, España: Universidad de Murcia.

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

116Kb

Resumen

Este texto tem como objetivo analisar que orientações para a utilização de problemas nas aulas de aritmética eram veiculadas por meio de artigos publicados em revistas pedagógicas paulistas. Utilizou-se o ferramental teórico-metodológico da História Cultural defendida por Chartier (2002) e De Certeau (2011) e o conceito de cultura escolar de Julia (2001). Observou-se nos artigos das revistas pedagógicas paulistas a presença de discursos que sugeriam aos professores maneiras de trabalhar a aritmética tendo como concepção norteadora o método intuitivo. Ao longo da produção desses artigos percebeu-se transformações a respeito do que se pensava ser um problema e a sua finalidade. Os problemas em diferentes momentos eram vistos como sinônimos de exercícios eferramentas para ensinar conteúdos aritméticos. Ao final da década de 1920 os problemas começam a ser entendidos como conteúdo a ser ensinado pela aritmética.

Tipo de Registro:Contribución a Actas de Congreso
Términos clave:07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula
10. Otras nociones de Educación Matemática > Resolución de problemas > Tipos de problemas
10. Otras nociones de Educación Matemática > Resolución de problemas > Resolución y estrategias
11. Educación Matemática y otras disciplinas > Historia de la Educación Matemática
13. Matemáticas escolares > Números > Operaciones aritméticas
Nivel Educativo:Educación Primaria (7-12 años)
Código ID:22525
Depositado Por:Monitor Funes 3
Depositado En:11 Ago 2021 18:19
Fecha de Modificación Más Reciente:11 Ago 2021 18:19
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario