dos Santos, Rosilda (2018). A resolução de problemas como uma matemática para ensinar —aspectos históricos, teóricos, metodológicos. En Carrillo, Dolores; Sánchez, Encarna; Matos, José Manuel; Moreno, Luis; Rodrigues, Wagner (Eds.), IV Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Matemática (pp. 348-359). Murcia, España: Universidad de Murcia.
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 126Kb |
Resumen
O presente texto problematiza os temas “resolução de problemas” e “Resolução de Problemas” como saberes de naturezas diferentes. Para tanto, guiado pela interrogação “Teria sido a resolução de problemas, durante muitos anos, trabalhada em termos de um saber a ensinar e não como um saber para ensinar?”, a Resolução de Problemas ganha a cena e a ela é reivindicado status epistemológico de saber para ensinar, matemática para ensinar. Além disso, reivindica-se ainda neste texto que ela seja o coração da formação de professores no que tange à matemática e seu ensino. Em apoio a essa reivindicação destacam-se documentos oficiais, como a nova BNCC, no Brasil, por exemplo, os quais ressaltam a importância do trabalho com resolução de problemas. Por fim, problematiza-se o papel desempenhado por George Polya como um formador de professores, tema pouco abordado em pesquisas que se voltam a discutir tal objeto.
Tipo de Registro: | Contribución a Actas de Congreso |
---|---|
Términos clave: | 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula 10. Otras nociones de Educación Matemática > Resolución de problemas > Resolución y estrategias 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza 05. Profesor > Formación de profesores > Otro (formación de profesores) |
Nivel Educativo: | Todos los niveles educativos |
Código ID: | 22553 |
Depositado Por: | Monitor Funes 3 |
Depositado En: | 04 Ago 2021 23:51 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 04 Ago 2021 23:51 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento