Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

AM[OU]: rastros percorridos a partir dos atividades matemáticas

Bento, Márcia Maria (2015). AM[OU]: rastros percorridos a partir dos atividades matemáticas. En Chaquiam, Miguel; Mendes, Iran; Valente, Wagner (Eds.), III Congresso Ibero-Americano História da Educação Matemática (pp. 1288-1304). Belém, Brasil: Anais.

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

381Kb

Resumen

O texto que se apresenta traz rastros citacionais de uma pesquisa que partiu da longevidade de práticas mobilizadoras de rastros de significação de práticas de ensino de matemática escolar sugeridas por um material didático elaborado na Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas do Estado de São Paulo (CENP/SP), na década de 1980, denominado Atividades Matemáticas (AM). Explorando semelhanças e tensões entre os modos de filosofar do Segundo Wittgenstein aos de Derrida, constituímos uma atitude metódica de caráter terapêutico-desconstrucionista, na qual tivemos o propósito de mobilizar rastros historiográficos sobre o processo de elaboração dos AM e levar ao divã da terapia desconstrucionista a ordenação temporal linear na datação de fatos históricos, bem como os modos acostumados de encenar a pesquisa historiográfica. Dessa maneira, apontamos para outras possibilidades de se constituírem pesquisas e encenações narrativas historiográficas, ao considerarmos a sobreposição de temporalidades performáticas que convivem juntas nas encenações narrativas passadas, presentes e futuras, nas quais os rastros percorridos em nossa pesquisa evidenciaram que os espectros construtivistas ainda operam com força e resistência.

Tipo de Registro:Contribución a Actas de Congreso
Términos clave:07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula
03. Aula > Recursos didácticos > _Otro (recursos didácticos)
11. Educación Matemática y otras disciplinas > Historia de la Educación Matemática
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza
Nivel Educativo:Educación Secundaria Básica (13-16 años)
Educación Primaria (7-12 años)
Código ID:22648
Depositado Por:Monitor Funes 3
Depositado En:27 Jul 2021 12:57
Fecha de Modificación Más Reciente:27 Jul 2021 12:57
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario