Cury, Helena Noronha (1995). Retrospectiva histórica e perspectiva atuais da análise de erros em Educação Matemática. ZETETIKÉ. Revista de Educação Matemática, 3(1), pp. 39-50 .
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 985Kb |
URL Oficial: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ze...
Resumen
O presente antigo apresenta uma retrospectiva histórica da análise de erros em Educação Matemática, apontadas as diversas fases, a saber: as investigações apoiadas no behaviorismo, no processamento da informação e no construtivismo. Na primeira fase, as pesquisas procuravam, principalmente, classificar os tipos de erros cometidos por alunos dos primeiros anos escolares. Sob a ótica do processamento da informação, foram desenvolvidos programas de computador para detectar padrões de erros. Já sob a perspectiva construtivista, os investigadores destacam o papel do erro na construção do conhecimento. Entre os pesquisadores que se dedicam, atualmente, à análise de erros, encontramos Raffaella Borasi, que apresenta várias alternativas para o uso dos erros, segundo o objetivo didático e o foco de interesse do investigador. A partir do esquema de Borasi, são apresentados exemplos de uso dos erros no ensino de Cálculo Diferencial e Integral.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 13. Matemáticas escolares > Cálculo > Derivación 06. Aprendizaje > Cognición > Errores 11. Educación Matemática y otras disciplinas > Historia de la Educación Matemática 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Marcos teóricos > Teorías de aprendizaje > Constructivismo simple 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Marcos teóricos > Teorías de aprendizaje > Conductismo 13. Matemáticas escolares > Cálculo > Integración |
Nivel Educativo: | Educación Secundaria Media (17 y 18 años) Educación Primaria (7-12 años) |
Código ID: | 23893 |
Depositado Por: | Monitor Funes 2 |
Depositado En: | 23 Jun 2022 19:04 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 23 Jun 2022 19:04 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento