Trevisan, André Luis; Vieira, Anna Flávia Magnoni; Baldini, Loreni Aparecida Ferreira (2020). Elementos valorizados por professores quando implementam tarefas em aulas de matemática. Educação Matemática Em Revista, 25(69), pp. 14-32 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 624Kb |
URL Oficial: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/...
Resumen
Este artigo tem como foco evidenciar elementos valorizados pelos professores de Matemática quando implementam tarefas em suas salas de aula. Foram analisados dados oriundos de grupo de estudos constituído por professores de Matemática da Educação Básica. Foram utilizados, como instrumentos para coleta de informações: o diário de campo, as gravações de áudio dos encontros do grupo e os registros escritos realizados pelos professores envolvidos. A análise realizada foi qualitativa de cunho interpretativo e teve como pressupostos teóricos aspectos relacionados ao trabalho com tarefas em aulas de Matemática. A análise apresenta duas dimensões que emergiram dos dados no que tange aos elementos valorizados pelos professores: a constituição de um ambiente oportuno para aprendizagem matemática e a manutenção do nível de demanda cognitiva das tarefas.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Metodologías > Métodos observacionales 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza Otros términos clave específicos no incluidos en las secciones anteriores > T-Z > Tarea 03. Aula > Recursos didácticos > Materiales manipulativos 05. Profesor > Desarrollo del profesor |
Nivel Educativo: | Educación Secundaria Básica (13-16 años) |
Código ID: | 24071 |
Depositado Por: | Monitor Funes 4 |
Depositado En: | 14 Sep 2022 19:03 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 14 Sep 2022 19:03 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento