Machado, Sílvia Dias (2005). A lógica elementar da matemática e o ensino superior. Educação Matemática Pesquisa, 7(1), pp. 63-80 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 294Kb |
URL Oficial: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/index
Resumen
Este artigo trata do ensino de regras básicas da lógica matemática no ensino superior. Diversas pesquisas, como a de Hallet (1991), levantaram as dificuldades e os obstáculos relativos ao ensino e a aprendizagem da lógica elementar matemática. Apresentamos uma atividade didática denominada “Circuito”, desenvolvida por Marc Legrand (1990), e outras, correlatas, que visam favorecer a aquisição pelos alunos das regras básicas da lógica matemática. Com base nessas atividades, discutimos a questão de como fazer para que o aluno se aproprie da lógica elementar matemática e a torne operacional. Concluímos que as atividades realizadas facilitaram uma melhora no desempenho dos alunos em relação à resolução de problemas, mas que, para que esse efeito esclarecedor seja reforçado e operacionalizado, é necessário explicitar esse assunto em todos os domínios da Matemática.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 13. Matemáticas escolares > _Otros temas de matemáticas escolares > Lógica 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula 10. Otras nociones de Educación Matemática > Resolución de problemas > Resolución y estrategias 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza 06. Aprendizaje > Cognición > Dificultades 14. Matemáticas superiores > Lógica matemática |
Nivel Educativo: | Título de grado universitario |
Código ID: | 24134 |
Depositado Por: | Monitor Funes 6 |
Depositado En: | 17 Jul 2022 20:53 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 17 Jul 2022 20:53 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento