Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

A lógica elementar da matemática e o ensino superior

Machado, Sílvia Dias (2005). A lógica elementar da matemática e o ensino superior. Educação Matemática Pesquisa, 7(1), pp. 63-80 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

294Kb

URL Oficial: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/index

Resumen

Este artigo trata do ensino de regras básicas da lógica matemática no ensino superior. Diversas pesquisas, como a de Hallet (1991), levantaram as dificuldades e os obstáculos relativos ao ensino e a aprendizagem da lógica elementar matemática. Apresentamos uma atividade didática denominada “Circuito”, desenvolvida por Marc Legrand (1990), e outras, correlatas, que visam favorecer a aquisição pelos alunos das regras básicas da lógica matemática. Com base nessas atividades, discutimos a questão de como fazer para que o aluno se aproprie da lógica elementar matemática e a torne operacional. Concluímos que as atividades realizadas facilitaram uma melhora no desempenho dos alunos em relação à resolução de problemas, mas que, para que esse efeito esclarecedor seja reforçado e operacionalizado, é necessário explicitar esse assunto em todos os domínios da Matemática.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:13. Matemáticas escolares > _Otros temas de matemáticas escolares > Lógica
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula
10. Otras nociones de Educación Matemática > Resolución de problemas > Resolución y estrategias
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza
06. Aprendizaje > Cognición > Dificultades
14. Matemáticas superiores > Lógica matemática
Nivel Educativo:Título de grado universitario
Código ID:24134
Depositado Por:Monitor Funes 6
Depositado En:17 Jul 2022 20:53
Fecha de Modificación Más Reciente:17 Jul 2022 20:53
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario