Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Criatividade em matemática: um mapeamento por aspectos teóricos e práticos

Costa dos Santos, Marcus Vinícius; Santana, Eurivalda Ribeiro dos Santos (2019). Criatividade em matemática: um mapeamento por aspectos teóricos e práticos. Educação Matemática Em Revista, 24(63), pp. 73-90 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

241Kb

URL Oficial: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/...

Resumen

Este trabalho, de caráter qualitativo e exploratório, teve como objetivo realizar um mapeamento de periódicos produzidos acerca do uso da criatividade para o ensino ou aprendizagem da matemática. Para tanto, como procedimento metodológico, realizou-se um mapeamento virtual compreendendo todas as revistas da área de ensino, nacionais ou internacionais, avaliadas pela CAPES como A1. Filtrou-se todas aquelas que permitiram acesso virtual livre, pela plataforma digital, aos seus volumes. Assim, conseguiu-se localizar sete artigos que atenderam ou se aproximaram da área de interesse. Por fim, após análise, foram relacionados seus conteúdos com a proposta da Criatividade em Matemática estudada, na perspectiva defendida por Isabel Vale e Hercule Gontijo, concluindo sobre a convergência dessa temática para elementos que remetem à flexibilidade e à originalidade do pensamento ou ato criativo.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:07. Enseñanza > Planificación del profesor > Contenidos
12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Paradigmas de investigación > _Otro (paradigmas de investigación)
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza
06. Aprendizaje > Aspectos afectivos > Motivación
12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Tipo de investigación > Teórica
Nivel Educativo:Educación Secundaria Básica (13-16 años)
Educación Primaria (7-12 años)
Código ID:24220
Depositado Por:Monitor Funes 4
Depositado En:14 Sep 2022 10:41
Fecha de Modificación Más Reciente:14 Sep 2022 10:41
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario