Costa dos Santos, Marcus Vinícius; Santana, Eurivalda Ribeiro dos Santos (2019). Criatividade em matemática: um mapeamento por aspectos teóricos e práticos. Educação Matemática Em Revista, 24(63), pp. 73-90 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 241Kb |
URL Oficial: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/...
Resumen
Este trabalho, de caráter qualitativo e exploratório, teve como objetivo realizar um mapeamento de periódicos produzidos acerca do uso da criatividade para o ensino ou aprendizagem da matemática. Para tanto, como procedimento metodológico, realizou-se um mapeamento virtual compreendendo todas as revistas da área de ensino, nacionais ou internacionais, avaliadas pela CAPES como A1. Filtrou-se todas aquelas que permitiram acesso virtual livre, pela plataforma digital, aos seus volumes. Assim, conseguiu-se localizar sete artigos que atenderam ou se aproximaram da área de interesse. Por fim, após análise, foram relacionados seus conteúdos com a proposta da Criatividade em Matemática estudada, na perspectiva defendida por Isabel Vale e Hercule Gontijo, concluindo sobre a convergência dessa temática para elementos que remetem à flexibilidade e à originalidade do pensamento ou ato criativo.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Contenidos 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Paradigmas de investigación > _Otro (paradigmas de investigación) 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza 06. Aprendizaje > Aspectos afectivos > Motivación 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Tipo de investigación > Teórica |
Nivel Educativo: | Educación Secundaria Básica (13-16 años) Educación Primaria (7-12 años) |
Código ID: | 24220 |
Depositado Por: | Monitor Funes 4 |
Depositado En: | 14 Sep 2022 10:41 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 14 Sep 2022 10:41 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento