Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

A aritmética intuitiva como uma matemática a ensinar, 1870-1920

Rodrigues, Wagner (2019). A aritmética intuitiva como uma matemática a ensinar, 1870-1920. Educação Matemática Em Revista, 24(61), pp. 54-66 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

2567Kb

URL Oficial: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/...

Resumen

Este texto analisa os resultados recentes de pesquisa sobre a constituição histórica da aritmética, presente no ensino primário brasileiro. O estudo discute tais resultados considerando referências teórico-metodológicas que caracterizam os saberes envolvidos na formação de professores e no ensino. Para isso, lança mão de conceitos como “saberes para ensinar” e “saberes a ensinar” elaborados pela Equipe de Pesquisa em História Social da Educação – ERHISE, da Universidade de Genebra. O estudo conclui por mostrar os avanços obtidos recentemente em termos de caracterização de uma “aritmética intuitiva” e aponta caminhos para pesquisas que busquem tornar mais precisa a caracterização da “aritmética intuitiva” como um “saber a ensinar”, uma “matemática a ensinar”.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:10. Otras nociones de Educación Matemática > Evolución histórica de conceptos
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza
11. Educación Matemática y otras disciplinas > Historia de la Educación Matemática
13. Matemáticas escolares > Números > Operaciones aritméticas
Nivel Educativo:Educación Primaria (7-12 años)
Código ID:24249
Depositado Por:Monitor Funes 4
Depositado En:14 Sep 2022 09:44
Fecha de Modificación Más Reciente:25 Abr 2023 14:36
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario