Lourenço, Rogério S. (2018). A etnomatemática como tecnografia das práticas culturais: um olhar antropológico. Educação Matemática Em Revista, 23(60), pp. 75-90 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 246Kb |
URL Oficial: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/...
Resumen
O texto reflete o uso terminológico dos conceitos de cultura, linguagem e tecnologia. Desenvolve a compreensão das relações entre a língua, número e imagem, iniciadas na análise discursiva dos enunciados da Olimpíada de Matemática das escolas públicas, OBMEP (LOURENÇO, 2015). A abordagem metodológica empreendida usa testes linguísticos de constituência para substituição, permutação e coordenação dos três conceitos. Argumenta que o resultado da reflexão mostra divergência de premissas e convergência de objetivos. Isto decorre principalmente da influência das premissas platonistas do discurso de perfeição dos números e aristotélicas, da primazia do alfabeto como tradução do pensamento. Critica esses pontos de vista, mostrando sua ideologia de divisão sobre cultura e natureza e as materialidades e pensamentos não verbais.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Marcos teóricos > Etnomatemática 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Fuentes de información > Pruebas 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Marcos teóricos > Teorías de aprendizaje > Situado sociocultural 06. Aprendizaje > Procesos cognitivos > Comprensión 11. Educación Matemática y otras disciplinas > Educación Matemática desde otras disciplinas |
Nivel Educativo: | Educación Secundaria Media (17 y 18 años) Educación Secundaria Básica (13-16 años) |
Código ID: | 24259 |
Depositado Por: | Monitor Funes 4 |
Depositado En: | 13 Sep 2022 17:18 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 13 Sep 2022 17:18 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento