Passos, Marinez Meneghello; Nardi, Roberto; Arruda, Sergio de Mello (2008). O campo formação de professores em revistas brasileiras da área de educação matemática. Educação Matemática Pesquisa, 10(1), pp. 51-92 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 790Kb |
URL Oficial: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/index
Resumen
Apresentamos resultados de uma investigação que tem por objetivo a análise de artigos relacionados ao campo de pesquisa formação de professores de matemática no Brasil nos últimos 30 anos. Com a finalidade de construir um trabalho que nos aponte tendências, realizamos um processo de categorização dos artigos pertencentes a cinco periódicos (GEPEM, Bolema, Educação Matemática em Revista, Zetetiké, Educação Matemática Pesquisa), estabelecendo unidades temáticas que contribuam com a compreensão das concepções relacionadas à formação de professores neles veiculadas. Como metodologia de coleta de dados e pesquisa, fazemos uso da análise textual. Neste artigo focamos o processo de aquisição do acervo, a constituição do corpus, as palavras-chave que caracterizam o campo, as ações investigativas apresentadas, as perguntas de pesquisa e as conclusões a que essas investigações conduziram.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza 11. Educación Matemática y otras disciplinas > Historia de la Educación Matemática 05. Profesor > Formación de profesores > Inicial 05. Profesor > Formación de profesores > Continua-Permanente 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > _Otro (metodología de enseñanza) 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Tipo de investigación > Teórica |
Nivel Educativo: | Educación Secundaria Media (17 y 18 años) Educación Secundaria Básica (13-16 años) Educación Primaria (7-12 años) |
Código ID: | 24269 |
Depositado Por: | Monitor Funes 6 |
Depositado En: | 17 Jul 2022 17:22 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 17 Jul 2022 17:22 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento