Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Reflexões sobre a disciplina de modelagem matemática na formação de professores

Ferreira, Maria Beatriz (2008). Reflexões sobre a disciplina de modelagem matemática na formação de professores. Educação Matemática Pesquisa, 10(1), pp. 115-135 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

689Kb

URL Oficial: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/index

Resumen

O uso da modelagem matemática no processo de ensino e aprendizagem pressupõe que o professor investigue situações cotidianas visando, essencialmente, desenvolver os conteúdos matemáticos previstos. A partir de indagações decorrentes das experiências vivenciadas em um curso de licenciatura em matemática, este artigo reflete sobre a disciplina de modelagem matemática na formação de professores. A disciplina, além de apresentar e analisar a modelagem matemática como estratégia pedagógica, possibilita aos alunos vivenciarem a modelagem através da elaboração de trabalhos desenvolvidos a partir de temas diversos. Com base nessas experiências, este trabalho propõe identificar e analisar (i) as principais dificuldades encontradas pelos alunos; (ii) a influência e contribuição da disciplina na prática pedagógica.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:07. Enseñanza > Planificación del profesor > Contenidos
06. Aprendizaje > Procesos cognitivos > Modelización
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza
05. Profesor > Formación de profesores > Inicial
10. Otras nociones de Educación Matemática > Fenomenología didáctica > Situaciones
05. Profesor > Formación de profesores > Continua-Permanente
Nivel Educativo:Educación Secundaria Media (17 y 18 años)
Educación Secundaria Básica (13-16 años)
Código ID:24271
Depositado Por:Monitor Funes 6
Depositado En:17 Jul 2022 17:16
Fecha de Modificación Más Reciente:17 Jul 2022 17:16
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario