Santos, Mônica Marra de Oliveira; Souza, Roberto Barcelos; Silva, Matheus Moreira da (2018). Currículo de matemática embasado na perspectiva do programa etnomatemática. Educação Matemática Em Revista, 23(60), pp. 347-362 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 626Kb |
URL Oficial: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/...
Resumen
Este artigo busca compreender as possíveis contribuições do trivium proposto por D’Ambrosio no intuito de se despertar um repensar sobre o currículo de Matemática, na perspectiva do programa etnomatemática. Mostra-se como se constitui um currículo embasado no programa etnomatemática pelas vertentes do trivium (literacia, materacia e tecnoracia), proposto por D’Ambrosio, no contexto da Etnomatemática. Foi feita uma revisão da literatura em várias obras de D’Ambrosio, Milton Rosa e Daniel Orey (2006), Oleneva Sousa (2016) e Kistemann Jr (2014). Dessarte, para realizar o estudo, apoia-se nos fundamentos deste programa, um ensino de Matemática no cenário da transdisciplinaridade, com viabilização e uso crítico de instrumentos comunicativos, analíticos e materiais do contexto sociocultural, estimulando a apreensão da realidade complexa pela articulação dos elementos e fenômenos que passam entre, além e por meio das disciplinas.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 09. Currículo > Desarrollo 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Marcos teóricos > Etnomatemática 09. Currículo > Diseño 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Marcos teóricos > Teorías de aprendizaje > Situado sociocultural 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Tipo de investigación > Teórica 11. Educación Matemática y otras disciplinas > Educación Matemática desde otras disciplinas |
Nivel Educativo: | Educación Secundaria Básica (13-16 años) |
Código ID: | 24304 |
Depositado Por: | Monitor Funes 4 |
Depositado En: | 13 Sep 2022 06:32 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 13 Sep 2022 06:32 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento