Costa, Váldina Gonçalves da (2009). O professor formador e os desafios da formação inicial de professores de matemática. Educação Matemática Pesquisa, 11(3), pp. 597-623 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 282Kb |
URL Oficial: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/index
Resumen
Este artigo discute os desafios enfrentados pelos professores formadores nos cursos de licenciatura em matemática do estado de Minas Gerais. A pesquisa tinha por objetivo analisar como os professores formadores desenvolvem seu trabalho nos cursos de licenciatura em matemática e os desafios enfrentados em sua prática. Os referenciais teóricos foram buscados em Bourdoncle, Altet, Sacristán, Paquay, para discutir a profissão e a profissionalidade docente; em Lang, Lamy e Jobert e Altet para discutir a profissionalização e em Roldão as questões sobre formação de professores e ensino. Numa abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com dezessete professores formadores de oito instituições públicas e privadas. A pesquisa revelou que a intensificação do trabalho docente assim com a prática pedagógica são os maiores desafios enfrentados pelos professores formadores entrevistados.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Fuentes de información > Entrevistas 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza 05. Profesor > Formación de profesores > Inicial 05. Profesor > El papel del profesor |
Nivel Educativo: | Título de grado universitario |
Código ID: | 24370 |
Depositado Por: | Monitor Funes 6 |
Depositado En: | 17 Jul 2022 11:25 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 17 Jul 2022 11:25 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento