Brancaglion, Cármen Lúcia; Oliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato de; Souza, Raquel Duarte de (2009). Analisando a base de conhecimento para o ensino: a conexão entre histórias infantis e matemática na formação continuada de professores. Educação Matemática Pesquisa, 11(3), pp. 624-645 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 705Kb |
URL Oficial: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/index
Resumen
O artigo integra o projeto “O desenvolvimento profissional de professores em grupo de estudo colaborativo: histórias infantis conectadas com a matemática na formação e na prática docente”. Professores, licenciandos, pós-graduandas e pesquisadoras compõem um grupo que investiga a conexão entre a literatura infantil e conteúdos matemáticos. Para identificar indícios de desenvolvimento profissional consideramos memoriais de formação, entrevistas, narrativas e depoimentos. A análise revela ampliação da base de conhecimento para o ensino, investimento na própria aprendizagem profissional e mudanças nas ações didáticas. O compartilhar de experiências, com participantes de áreas diversas promoveu espaços promissores para a reflexão a ampliação do repertório de metodologias, revelando sua potencialidade formativa.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza 05. Profesor > Formación de profesores > Continua-Permanente 11. Educación Matemática y otras disciplinas > Educación Matemática desde otras disciplinas 05. Profesor > Desarrollo del profesor |
Nivel Educativo: | Educación Infantil (0-6 años) |
Código ID: | 24371 |
Depositado Por: | Monitor Funes 6 |
Depositado En: | 17 Jul 2022 11:18 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 17 Jul 2022 11:18 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento