Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Analisando a base de conhecimento para o ensino: a conexão entre histórias infantis e matemática na formação continuada de professores

Brancaglion, Cármen Lúcia; Oliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato de; Souza, Raquel Duarte de (2009). Analisando a base de conhecimento para o ensino: a conexão entre histórias infantis e matemática na formação continuada de professores. Educação Matemática Pesquisa, 11(3), pp. 624-645 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

705Kb

URL Oficial: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/index

Resumen

O artigo integra o projeto “O desenvolvimento profissional de professores em grupo de estudo colaborativo: histórias infantis conectadas com a matemática na formação e na prática docente”. Professores, licenciandos, pós-graduandas e pesquisadoras compõem um grupo que investiga a conexão entre a literatura infantil e conteúdos matemáticos. Para identificar indícios de desenvolvimento profissional consideramos memoriais de formação, entrevistas, narrativas e depoimentos. A análise revela ampliação da base de conhecimento para o ensino, investimento na própria aprendizagem profissional e mudanças nas ações didáticas. O compartilhar de experiências, com participantes de áreas diversas promoveu espaços promissores para a reflexão a ampliação do repertório de metodologias, revelando sua potencialidade formativa.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza
05. Profesor > Formación de profesores > Continua-Permanente
11. Educación Matemática y otras disciplinas > Educación Matemática desde otras disciplinas
05. Profesor > Desarrollo del profesor
Nivel Educativo:Educación Infantil (0-6 años)
Código ID:24371
Depositado Por:Monitor Funes 6
Depositado En:17 Jul 2022 11:18
Fecha de Modificación Más Reciente:17 Jul 2022 11:18
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario