Rosa, Maria Cristina; Souza, Denise; Santos , Nailys (2020). Formação continuada de professores de matemática e o ensino de geometria: um panorama das pesquisas dos últimos anos. Educação Matemática Pesquisa, 22(2), pp. 635-657 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 221Kb |
URL Oficial: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/index
Resumen
Este artigo apresenta um mapeamento da produção cientifica realizada entre os anos de 2003 e 2019, acerca da temática formação continuada de professores de matemática e o ensino de geometria. Este estudo, sob uma perspectiva exploratória, apresenta 21 trabalhos divididos entre teses e dissertações, que tiveram como lócus, ambientes de formação continuada de professores com ênfase nos objetos geométricos. Como resultados, destacamos a existência de duas tendências didático-pedagógicas emergentes nesses espaços de formação continuada: geometria experimental e geometria computacional. Para além dessas tendências, as pesquisas foram classificadas, ainda de acordo com seus objetos de estudo, buscando fornecer coordenadas relevantes e contributivas a novas pesquisas sobre esta temática.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 13. Matemáticas escolares > Geometría > _Otro (geometría) 11. Educación Matemática y otras disciplinas > Historia de la Educación Matemática 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Paradigmas de investigación > Interpretativo 05. Profesor > Formación de profesores > Continua-Permanente |
Nivel Educativo: | Educación Secundaria Básica (13-16 años) |
Código ID: | 24383 |
Depositado Por: | Monitor Funes 7 |
Depositado En: | 27 Jul 2022 18:58 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 27 Jul 2022 18:58 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento