Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Formação continuada de professores de matemática e o ensino de geometria: um panorama das pesquisas dos últimos anos

Rosa, Maria Cristina; Souza, Denise; Santos , Nailys (2020). Formação continuada de professores de matemática e o ensino de geometria: um panorama das pesquisas dos últimos anos. Educação Matemática Pesquisa, 22(2), pp. 635-657 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

221Kb

URL Oficial: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/index

Resumen

Este artigo apresenta um mapeamento da produção cientifica realizada entre os anos de 2003 e 2019, acerca da temática formação continuada de professores de matemática e o ensino de geometria. Este estudo, sob uma perspectiva exploratória, apresenta 21 trabalhos divididos entre teses e dissertações, que tiveram como lócus, ambientes de formação continuada de professores com ênfase nos objetos geométricos. Como resultados, destacamos a existência de duas tendências didático-pedagógicas emergentes nesses espaços de formação continuada: geometria experimental e geometria computacional. Para além dessas tendências, as pesquisas foram classificadas, ainda de acordo com seus objetos de estudo, buscando fornecer coordenadas relevantes e contributivas a novas pesquisas sobre esta temática.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:13. Matemáticas escolares > Geometría > _Otro (geometría)
11. Educación Matemática y otras disciplinas > Historia de la Educación Matemática
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza
12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Paradigmas de investigación > Interpretativo
05. Profesor > Formación de profesores > Continua-Permanente
Nivel Educativo:Educación Secundaria Básica (13-16 años)
Código ID:24383
Depositado Por:Monitor Funes 7
Depositado En:27 Jul 2022 18:58
Fecha de Modificación Más Reciente:27 Jul 2022 18:58
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario