Vieira, Glauciane; Pessoa, Cristiane (2020). Educação financeira pelo mundo: como se organizam as estratégias nacionais? Educação Matemática Pesquisa, 22(2), pp. 658-688 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 258Kb |
URL Oficial: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/index
Resumen
O presente estudo tem o objetivo de explorar como diferentes países organizam seus programas e estratégias nacionais de Educação Financeira. O método utilizado foi a leitura de relatórios oficiais da OCDE e consulta a sites governamentais e pesquisas acadêmicas. Os resultados apontam que há uma tendência mundial em instituir a Educação Financeira como uma política pública nos diferentes níveis, etapas e modalidades de ensino, a fim de promover uma alfabetização financeira capaz de reeducar o comportamento dos indivíduos frente ao uso de suas finanças. Concluímos que há uma diversidade de metodologias para abordar a temática e destacamos a importância de uma Educação Financeira Escolar crítica e reflexiva.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 01. Sistema educativo > Documentos curriculares 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza 10. Otras nociones de Educación Matemática > Fines > Formativos 10. Otras nociones de Educación Matemática > Fines > Sociales 01. Sistema educativo > Gestión y Calidad |
Nivel Educativo: | Educación Secundaria Media (17 y 18 años) Educación Secundaria Básica (13-16 años) Educación Primaria (7-12 años) |
Código ID: | 24391 |
Depositado Por: | Monitor Funes 7 |
Depositado En: | 27 Jul 2022 19:00 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 27 Jul 2022 19:00 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento