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Jogos digitais como possibilidade para a alfabetização matemática: endereçamentos da literatura para a prática docente

de Sousa, Danielle; Ferreira, Luciane; De Oliveira, Josiel (2021). Jogos digitais como possibilidade para a alfabetização matemática: endereçamentos da literatura para a prática docente. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, 14(4), pp. 459-468 .

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Resumen

Neste artigo apresentamos aspectos de uma pesquisa maior orientada pela interrogação “que possibilidades se abrem com os jogos digitais para a alfabetização matemática?”. Conduzida segundo a abordagem fenomenológica da pesquisa qualitativa, o estudo visou inventariar trabalhos acadêmicos que tematizavam jogos e jogos digitais para a alfabetização matemática com o objetivo de compreender e explicitar elementos constitutivos para a prática pedagógica de professores alfabetizadores. O foco esteve no compartilhamento do encontrado no trajeto investigativo sobre orientações advindas da literatura que tivessem o potencial de abrir horizontes, esclarecer, familiarizar, encorajar e amparar docentes a se valerem de jogos digitais em suas ações escolares cotidianas Ao todo foram analisados trinta e um textos, dos quais foram destacadas cento e cinquenta e duas unidades significativas ao perguntado, confluindo para vinte e duas Ideias Nucleares, que desaguaram em três categorias estruturantes do fenômeno jogos-digitais- para-a-alfabetização-matemática, a saber: Postura Estudantil, Conhecimento Matemático e Aspectos Didático-pedagógicos. Destas, trouxemos neste artigo a discussão da categoria Aspectos Didático-pedagógicos, pautada no que literatura revela, evidenciando orientações pedagógicas que contemplam critérios técnicos para seleção de jogos digitais, bem como elementos pedagógicos que se dirigem ao fazer docente. Todas as orientações são anunciadas em forma de perguntas que visam fomentar a prática alfabetizadora, ou seja, o objetivo esteve em expor um roteiro para o professor fazer escolhas e organizar o ensino nos anos iniciais, tendo por fio condutor os jogos digitais para a alfabetização.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:10. Otras nociones de Educación Matemática > Resolución de problemas > Resolución y estrategias
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza
10. Otras nociones de Educación Matemática > Fenomenología didáctica > _Otro (fenomenología didáctica)
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Análisis didáctico
03. Aula > Recursos didácticos > Recursos informáticos > Software
Nivel Educativo:Educación Primaria (7-12 años)
Código ID:24457
Depositado Por:Monitor Funes 3
Depositado En:03 Ago 2022 17:55
Fecha de Modificación Más Reciente:03 Ago 2022 17:55
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