da Costa, Lucélida de Fátima Maia; Ghedin, Evandro; Filho, Erasmo Borges de Souza (2012). A confecção de cestos e suas possibilidades pedagógicas para o ensino de matemática na escola indígena Ticuna. Educação Matemática Pesquisa, 14(1), pp. 105-125 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 500Kb |
URL Oficial: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/index
Resumen
Neste artigo temos o objetivo de discutir e mostrar possibilidades pedagógicas para o ensino de matemática na escola indígena por meio da utilização do processo de confecção de cestos. Nossas conjecturas surgiram dos resultados de uma pesquisa etnográfica realizada na aldeia Ticuna Umariaçu, localizada na tríplice fronteira Brasil-Colômbia-Peru, na qual convivemos com tecedoras, aprendemos a tecer ou trançar cestos e percebemos que na confecção desses objetos estão implícitas ideias matemáticas correlatas a conceitos matemáticos do currículo escolar. Nesse processo de confecção são mobilizados distintos processos cognitivos estruturantes das formas de ensinar e aprender entre os ticunas que devem ser considerados ao pensarmos estratégias de ensino para a escola indígena Ticuna.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 09. Currículo > Desarrollo 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Marcos teóricos > Etnomatemática 09. Currículo > Diseño 11. Educación Matemática y otras disciplinas > Educación Matemática desde otras disciplinas |
Nivel Educativo: | Educación Secundaria Básica (13-16 años) Educación Primaria (7-12 años) |
Código ID: | 24628 |
Depositado Por: | Monitor Funes 6 |
Depositado En: | 16 Jul 2022 18:13 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 16 Jul 2022 18:13 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento