Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Análise dos elementos paratextuais do manual de aritmética Taboada Curiosa (Portugal, século XVIII)

Ripe, Fernando; Alves, Antônio Maurício Medeiros (2021). Análise dos elementos paratextuais do manual de aritmética Taboada Curiosa (Portugal, século XVIII). ZETETIKÉ. Revista de Educação Matemática, 29, pp. 1-18 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

383Kb

URL Oficial: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ze...

Resumen

Este artigo apresenta uma análise, sob a perspectiva da História da Educação (e) Matemática, dos elementos paratextuais que compõem as instruções educativas para o ensino da aritmética presentes no manual pedagógico Taboada Curiosa, de autoria do espanhol Joam Antonio Garrido. Publicada inicialmente no ano de 1737 em Lisboa, a obra tinha por objetivo instruir na arte de contar e escrever por meio das regras que se aplicavam nas “boas Escolas” do Reino de Portugal. Consideramos que Taboada Curiosa foi um impresso de relativo sucesso editorial no contexto do setecentismo português, tornando-se um eficiente mecanismo pedagógico para a construção de significados aritméticos. Centraremos nossa análise nos elementos periféricos que compõem o impresso, sobretudo no frontispício, nos agradecimentos, no prólogo e no sumário, destacando como o professor de aritmética Joam Garrido estabeleceu estratégias discursivas de direcionamentos de leitura aos seus potenciais consumidores da obra.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:Otros términos clave específicos no incluidos en las secciones anteriores > R-S > Significado
11. Educación Matemática y otras disciplinas > Historia de la Educación Matemática
03. Aula > Recursos didácticos > Libros de texto
10. Otras nociones de Educación Matemática > Otro (otras nociones de educación matemática)
Nivel Educativo:Educación Primaria (7-12 años)
Código ID:24664
Depositado Por:Monitor Funes 2
Depositado En:24 Jun 2022 13:26
Fecha de Modificación Más Reciente:24 Jun 2022 13:26
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario