Barbosa, Sonia; De Almeida, Felipe; Vieira, Marcio (2018). Desenvolvimento de atividades matemáticas para o ensino de quadriláteros e geometria espacial. Tangram – Revista de Educação Matemática, 1(1), pp. 3-17 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 581Kb |
URL Oficial: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram
Resumen
Neste artigo são apresentadas duas sequências de atividades para o ensino da Matemática produzidas com o auxílio do GeoGebra. Elas se inserem no âmbito do projeto de pesquisa intitulado Atividades Matemáticas para o Ensino Fundamental II no ambiente WordPress. Apresentamos de maneira detalhada os objetivos do projeto, sendo que dois deles são desenvolver e fornecer atividades para auxiliar os professores em suas aulas de matemática, e apresentar os referenciais teóricos e metodológicos que subsidiam o projeto e o desenvolvimento de cada conjunto de atividades. Definimos neste trabalho apresentar atividades para o ensino de quadriláteros e de geometria espacial, essas são respaldadas por constructos teóricos da Aprendizagem Significativa de Ausubel, dos níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico de Van Hiele e da noção de organizador genérico de Tall. Ao final indicamos os próximos passos do projeto e os procedimentos esperados com as atividades apresentadas.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula 13. Matemáticas escolares > Geometría > Formas geométricas 10. Otras nociones de Educación Matemática > Sistemas de representación > Gráfico 13. Matemáticas escolares > Geometría > Geometría en tres dimensiones |
Nivel Educativo: | Educación Secundaria Básica (13-16 años) Educación Primaria (7-12 años) |
Código ID: | 24875 |
Depositado Por: | Monitor Funes 5 |
Depositado En: | 30 Abr 2022 13:10 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 30 Abr 2022 13:10 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento