Mendes, Adair (2013). A sala de aula de matemática dos anos iniciais como objeto de investigação de professoras-pesquisadoras. Educação Matemática Pesquisa, 15(4), pp. 837-855 .
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 478Kb |
URL Oficial: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/index
Resumen
Neste artigo, realizo um estudo meta-analítico, tendo como corpus de análise três dissertações de mestrado de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental que tomaram sua sala de aula de matemática como objeto de investigação. Analiso as convergências dessas três práticas, apontando para a emergência de uma culturade aula de matemática que se constitui a partir da perspectiva histórico-cultural e do cenário que se estabelece; e que considerao papel central da linguagem e da comunicação, bem como o papel das tarefas matemáticas. Os indícios encontrados nesses trabalhos evidenciam como os elementos constitutivos dessa cultura precisam ser compreendidos de forma articulada, com destaque para o papel do registro dos alunos e das professoras.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 03. Aula > Relaciones interpersonales > Profesor-estudiantes Otros términos clave específicos no incluidos en las secciones anteriores > T-Z > Tarea 10. Otras nociones de Educación Matemática > Fines > Culturales 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Metodologías > Meta-análisis |
Nivel Educativo: | Estudios de posgrado Educación Primaria (7-12 años) |
Código ID: | 25021 |
Depositado Por: | Monitor Funes 6 |
Depositado En: | 15 Jul 2022 21:19 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 15 Jul 2022 21:19 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento