Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

A sala de aula de matemática dos anos iniciais como objeto de investigação de professoras-pesquisadoras

Mendes, Adair (2013). A sala de aula de matemática dos anos iniciais como objeto de investigação de professoras-pesquisadoras. Educação Matemática Pesquisa, 15(4), pp. 837-855 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

478Kb

URL Oficial: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/index

Resumen

Neste artigo, realizo um estudo meta-analítico, tendo como corpus de análise três dissertações de mestrado de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental que tomaram sua sala de aula de matemática como objeto de investigação. Analiso as convergências dessas três práticas, apontando para a emergência de uma culturade aula de matemática que se constitui a partir da perspectiva histórico-cultural e do cenário que se estabelece; e que considerao papel central da linguagem e da comunicação, bem como o papel das tarefas matemáticas. Os indícios encontrados nesses trabalhos evidenciam como os elementos constitutivos dessa cultura precisam ser compreendidos de forma articulada, com destaque para o papel do registro dos alunos e das professoras.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:03. Aula > Relaciones interpersonales > Profesor-estudiantes
Otros términos clave específicos no incluidos en las secciones anteriores > T-Z > Tarea
10. Otras nociones de Educación Matemática > Fines > Culturales
12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Metodologías > Meta-análisis
Nivel Educativo:Estudios de posgrado
Educación Primaria (7-12 años)
Código ID:25021
Depositado Por:Monitor Funes 6
Depositado En:15 Jul 2022 21:19
Fecha de Modificación Más Reciente:15 Jul 2022 21:19
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario