Lucas, Catarina; Fonseca, Cecilio; Gascón, Josep; Casas, José Manuel (2014). Aspetos da rigidez e atomização da matemática escolar no ensino de Portugal e Espanha: análise de um questionário. Educação Matemática Pesquisa, 16(1), pp. 1-24 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 1250Kb |
URL Oficial: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/index
Resumen
Com a finalidade de avaliar a rigidez e a atomização das praxeologias matemáticas escolares no ensino secundário ibérico definimos, a priori, cinco conjeturas à luz da Teoria Antropológica do Didático (TAD). Estudamos empiricamente a veracidade dessas hipóteses nos sistemas educativos português e espanhol, através da aplicação de um questionário constituído quer por questões habituais, quer por questões menos usuais a duas amostras de estudantes de Portugal e de Espanha. A análise e a avaliação dos resultados conduziram-nos à conclusão de que existe um fenômeno didático que se manifesta na elevada fragmentação das tarefas que habitualmente são propostas aos alunos do ensino secundário, falta de conexão entre os conteúdos, inexistência de questionamento e de justificação das técnicas utilizadas.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Contenidos Otros términos clave específicos no incluidos en las secciones anteriores > T-Z > Tarea 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Fuentes de información > Encuestas 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Tipo de investigación > Empírico 08. Evaluación > Funciones de la evaluación |
Nivel Educativo: | Educación Secundaria Básica (13-16 años) |
Código ID: | 25064 |
Depositado Por: | Monitor Funes 6 |
Depositado En: | 15 Jul 2022 20:23 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 15 Jul 2022 20:23 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento