Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Aritmética escolar norte-americana e francesa para o ensino primário brasileiro no ano de 1883

Oliveira, Marcus Aldenisson de; Mesquita, Ilka Miglio; Vilas-Bôas, Ester Fraga (2014). Aritmética escolar norte-americana e francesa para o ensino primário brasileiro no ano de 1883. Educação Matemática Pesquisa, 16(2), pp. 557-575 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

591Kb

URL Oficial: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/index

Resumen

O artigo foca os padrões norte-americano e francês para o ensino de aritmética em escolas primárias brasileiras em 1883. De forma específica, realiza-se um estudo comparativo entre a obra didática Aritmética ElementarIlustrada, de Trajano e o livro escolar Método para aprender a contar com segurança e facilidade, de Condorcet. Interessa saber: Como as obras de Trajano e do marquês de Condorcet propuseram o ensino de Aritmética para as escolas primárias brasileiras? Coloca-se ainda, como objetivo, descortinar as propostas norte-americana e francesa para o ensino de Aritmética. Como resultado, o texto revelou que esses sujeitos prescreveram normas que regeram a rubrica escolar matemática, mostrando que o ensino de Aritmética em 1883 se deu de dois modos:decorativo e intuitivo.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:11. Educación Matemática y otras disciplinas > Historia de la Educación Matemática
13. Matemáticas escolares > Números > Operaciones aritméticas
03. Aula > Recursos didácticos > Libros de texto
12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Marcos teóricos > Teorías de aprendizaje > Normas socio matemáticas
Nivel Educativo:Educación Primaria (7-12 años)
Código ID:25151
Depositado Por:Monitor Funes 6
Depositado En:15 Jul 2022 15:24
Fecha de Modificación Más Reciente:15 Jul 2022 15:24
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario