Oliveira, Marcus Aldenisson de; Mesquita, Ilka Miglio; Vilas-Bôas, Ester Fraga (2014). Aritmética escolar norte-americana e francesa para o ensino primário brasileiro no ano de 1883. Educação Matemática Pesquisa, 16(2), pp. 557-575 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 591Kb |
URL Oficial: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/index
Resumen
O artigo foca os padrões norte-americano e francês para o ensino de aritmética em escolas primárias brasileiras em 1883. De forma específica, realiza-se um estudo comparativo entre a obra didática Aritmética ElementarIlustrada, de Trajano e o livro escolar Método para aprender a contar com segurança e facilidade, de Condorcet. Interessa saber: Como as obras de Trajano e do marquês de Condorcet propuseram o ensino de Aritmética para as escolas primárias brasileiras? Coloca-se ainda, como objetivo, descortinar as propostas norte-americana e francesa para o ensino de Aritmética. Como resultado, o texto revelou que esses sujeitos prescreveram normas que regeram a rubrica escolar matemática, mostrando que o ensino de Aritmética em 1883 se deu de dois modos:decorativo e intuitivo.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 11. Educación Matemática y otras disciplinas > Historia de la Educación Matemática 13. Matemáticas escolares > Números > Operaciones aritméticas 03. Aula > Recursos didácticos > Libros de texto 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Marcos teóricos > Teorías de aprendizaje > Normas socio matemáticas |
Nivel Educativo: | Educación Primaria (7-12 años) |
Código ID: | 25151 |
Depositado Por: | Monitor Funes 6 |
Depositado En: | 15 Jul 2022 15:24 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 15 Jul 2022 15:24 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento