Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Ensino de geometria: rumos da pesquisa (1991-2011)

Sena, Rebeca; Vargas, Beatriz (2013). Ensino de geometria: rumos da pesquisa (1991-2011). REVEMAT: Revista Eletrônica de matemática, 8(1), pp. 138-155 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

395Kb

URL Oficial: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat

Resumen

Este trabalho tem por objetivo verificar quais linhas de pesquisa estão produzindo conhecimentos sobre geometria no Brasil, e em que perspectivas atuam. A revisão teórica está apoiada na análise do processo histórico, feita por Valente (1999), Pavanello (1989/1993), Fiorentini (1994) e Fiorentini e Lorenzato (2006). Foram analisados 101 resumos presente no banco de dados da Capes, no período de 1991-2011. Os resultados evidenciam que a região sudeste é a que mais produz teses sobre o assunto. Indicam que a tendência das produções concentra-se nas linhas de formação inicial e continuada, informática educativa, cognição Matemática e estudos de novos métodos. As pesquisas ainda revelam o descaso com o tema da geometria, assim como a falta de preparo do professor no trato dessa área de conhecimento.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:13. Matemáticas escolares > Geometría > _Otro (geometría)
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza
12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Metodologías > Métodos estadísticos
Nivel Educativo:Todos los niveles educativos
Código ID:25370
Depositado Por:Monitor Funes 8
Depositado En:13 May 2022 10:21
Fecha de Modificación Más Reciente:13 May 2022 10:21
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario