Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

O ensino de matemática por meio da contextualização e da pesquisa

Tiesen, Sandryne Maria de Campos; de Araujo, Rafaele Rodrigues (2020). O ensino de matemática por meio da contextualização e da pesquisa. Educação Matemática Debate, 4(10), pp. 1-16 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

287Kb

URL Oficial: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/...

Resumen

O presente artigo teve por objetivo descrever e analisar a potencialidade de uma atividade didática contextualizada para o ensino de Matemática com estudantes do primeiro ano do Ensino Médio. Para isso, utilizamos a metodologia da pesquisa-ação para realizar a investigação sobre o uso de celular em sala de aula no ensino de Matemática. Na análise dos resultados emergiram duas categorias: compreensões dos estudantes em Matemática a partir de questões cotidianas, e a pesquisa como potencializadora do ensino e da aprendizagem em Matemática. A partir da discussão realizada nessas categorias, argumentamos que, ao realizar uma prática contextualizada e investigativa no ensino de conceitos matemáticos, potencializamos o processo de formação de sujeitos conscientes e críticos.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula
10. Otras nociones de Educación Matemática > Fines > Formativos
03. Aula > Recursos didácticos > Recursos informáticos > _Otro (recursos informáticos)
12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Tipos de estudio > Investigación-acción
Nivel Educativo:Educación Secundaria Media (17 y 18 años)
Código ID:25427
Depositado Por:Monitor Funes 2
Depositado En:06 Jul 2022 18:16
Fecha de Modificación Más Reciente:06 Jul 2022 18:16
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario