Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Modelagem matemática e resolução de problemas na educação: um panorama de pesquisas recentes

de Almeida, Carlson Guerreiro; Gomes, Larissa Pinca Sarro; Madruga, Zulma Elizabete de Freitas (2020). Modelagem matemática e resolução de problemas na educação: um panorama de pesquisas recentes. Educação Matemática Debate, 4(10), pp. 1-18 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

288Kb

URL Oficial: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/...

Resumen

Analisamos como a modelagem matemática (MM) associada à resolução de problemas (RP) se apresenta nas pesquisas acadêmicas que as utilizam em conjunto. Como abordagem metodológica, utilizamos os procedimentos do mapeamento na pesquisa educacional. Os dados foram constituídos a partir da seleção de doze pesquisas publicadas no banco de teses da capes e google acadêmico. Para análise, estabelecemos cinco categorias: a) referenciais teóricos das pesquisas; b) os problemas investigados/interesses de pesquisa; c) metodologias utilizadas nas pesquisas; d) principais resultados das pesquisas; e e) perspectivas de continuidade. O estudo permitiu identificar aproximações teóricas e metodológicas entre os trabalhos analisados e evidencia que o foco das pesquisas é centrado nas reflexões, percepções e ações dos estudantes e professores durante o processo de modelagem matemática e resolução de problemas. Apontou, ainda, que, quando os estudantes desenvolvem atividades desse tipo, ampliam suas competências matemáticas, tornando-se hábeis na resolução de problemas.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:06. Aprendizaje > Procesos cognitivos > Modelización
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula
10. Otras nociones de Educación Matemática > Resolución de problemas > Resolución y estrategias
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza
12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Tipo de investigación > Teórica
Nivel Educativo:Educación Secundaria Media (17 y 18 años)
Educación Secundaria Básica (13-16 años)
Educación Primaria (7-12 años)
Código ID:25440
Depositado Por:Monitor Funes 2
Depositado En:08 Jun 2022 16:27
Fecha de Modificación Más Reciente:08 Jun 2022 16:27
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario