Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

O que revelam as reflexões de futuros professores de matemática sobre teoria e prática?

de Oliveira, Edvanilson Santos; Pereira, Patrícia Sandalo (2020). O que revelam as reflexões de futuros professores de matemática sobre teoria e prática? Educação Matemática Debate, 4(10), pp. 1-19 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

343Kb

URL Oficial: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/...

Resumen

O artigo apresenta os resultados de um estudo de caso, de caráter interpretativo, realizado com futuros professores cursando a disciplina de Prática de Ensino de Matemática II, do curso de Licenciatura em Matemática na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). O estudo buscou analisar as reflexões dos futuros professores sobre teoria e prática. Para tanto, elaboramos, como aporte teórico, estudos relacionados à reflexão no contexto da formação de professores, à relação teoria e prática e à práxis. Elegemos, como instrumento de coleta dos dados, o diário de bordo, o qual se constituiu de uma potente fonte para análise dos registros das reflexões dos partícipes. Os resultados do presente estudo fomentam e enriquecem as pesquisas que versam sobre a formação de professores de Matemática, ao revelar a importância da reflexão crítica, desde a formação inicial, com vistas a contribuir para o desenvolvimento profissional por meio de sua práxis.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza
05. Profesor > Formación de profesores > Inicial
12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Paradigmas de investigación > Interpretativo
12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Tipos de estudio > Estudio de casos
05. Profesor > Desarrollo del profesor
Nivel Educativo:Título de grado universitario
Código ID:25466
Depositado Por:Monitor Funes 2
Depositado En:06 Jul 2022 17:26
Fecha de Modificación Más Reciente:06 Jul 2022 17:26
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario