Machado, Maria Carolina; Mendes, Silvio Domingos (2020). Dos lugares-mundo às matemáticas-mundo: o lugar-saber-matemática-mundo do seu João. Educação Matemática Pesquisa, 23(1), pp. 391-419 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 480Kb |
URL Oficial: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/index
Resumen
O presente artigo tem por objetivo traçar um paralelo entre os conceitos de etnomatemática e de lugar, buscando estabelecer relações entre tais conceitos que determinam e influenciam diretamente na forma de ser e de se fazer matemática, de acordo com o lugar geográfico em que se está. Para tanto, conversamos com um agricultor sobre suas práticas no campo e suas formas de lidar matematicamente com elas. A análise empreendida dá visibilidade às matemáticas-mundo em seus lugares-mundo, evidenciando similaridades e diferenças entre os diferentes lugares. Ainda, ao olharmos para as práticas dos sujeitos do campo e entendê-las a partir de suas formas de lidar matematicamente com o mundo, evidenciamos a existência de diferentes racionalidades matemáticas, que estão intrinsecamente ligadas à cultura, história, raça, etnia, economia, diversidade e heterogeneidade de cada povo. Além disso, constatamos que os lugares-mundo possuem entrelaçamentos com outros lugares-mundo.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Marcos teóricos > Etnomatemática 10. Otras nociones de Educación Matemática > Fenomenología didáctica > Situaciones 10. Otras nociones de Educación Matemática > Fenomenología didáctica > Contextos 11. Educación Matemática y otras disciplinas > Educación Matemática desde otras disciplinas Otros términos clave específicos no incluidos en las secciones anteriores > T-Z > Visualización |
Nivel Educativo: | Educación Secundaria Media (17 y 18 años) Educación Secundaria Básica (13-16 años) |
Código ID: | 25642 |
Depositado Por: | Monitor Funes 7 |
Depositado En: | 29 Jul 2022 10:39 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 29 Jul 2022 10:39 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento