Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Práticas lúdicas na educação matemática escolar: a escola nos fluídos da modernidade líquida

Sartori, Alice Stephanie Tapia; Duarte, Claudia Glavam (2015). Práticas lúdicas na educação matemática escolar: a escola nos fluídos da modernidade líquida. Educação Matemática Pesquisa, 17(2), pp. 216-231 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

107Kb

URL Oficial: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/index

Resumen

O presente texto pretende discutir possíveis entrelaçamentos entre o lúdico na educação matemática escolar e as características da Modernidade líquida. Com este intento, o artigo corrobora com as ideias de Karla Saraiva e Alfredo Veiga-Neto evidenciadas em um estudo que se utiliza desta metáfora, proposta por Zygmunt Bauman, para pensar as mudanças ocorridas na Educação e as recentes transformações na sociedade. Para propor possíveis articulações entre estes aspectos e as práticas lúdicas é feita uma análise, a partir da perspectiva foucaultiana, do enunciado que diz da importância do lúdico para ensinar matemática, presente nos anais do XI ENEM (Encontro Nacional de Educação Matemática).

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:05. Profesor > Agrupaciones asociaciones federaciones
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza
10. Otras nociones de Educación Matemática > Fines > Sociales
10. Otras nociones de Educación Matemática > Fines > Formativos
10. Otras nociones de Educación Matemática > Otro (otras nociones de educación matemática)
Nivel Educativo:Educación Secundaria Básica (13-16 años)
Código ID:26010
Depositado Por:Monitor Funes 6
Depositado En:14 Jul 2022 18:12
Fecha de Modificación Más Reciente:14 Jul 2022 18:12
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario