Sartori, Alice Stephanie Tapia; Duarte, Claudia Glavam (2015). Práticas lúdicas na educação matemática escolar: a escola nos fluídos da modernidade líquida. Educação Matemática Pesquisa, 17(2), pp. 216-231 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 107Kb |
URL Oficial: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/index
Resumen
O presente texto pretende discutir possíveis entrelaçamentos entre o lúdico na educação matemática escolar e as características da Modernidade líquida. Com este intento, o artigo corrobora com as ideias de Karla Saraiva e Alfredo Veiga-Neto evidenciadas em um estudo que se utiliza desta metáfora, proposta por Zygmunt Bauman, para pensar as mudanças ocorridas na Educação e as recentes transformações na sociedade. Para propor possíveis articulações entre estes aspectos e as práticas lúdicas é feita uma análise, a partir da perspectiva foucaultiana, do enunciado que diz da importância do lúdico para ensinar matemática, presente nos anais do XI ENEM (Encontro Nacional de Educação Matemática).
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 05. Profesor > Agrupaciones asociaciones federaciones 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza 10. Otras nociones de Educación Matemática > Fines > Sociales 10. Otras nociones de Educación Matemática > Fines > Formativos 10. Otras nociones de Educación Matemática > Otro (otras nociones de educación matemática) |
Nivel Educativo: | Educación Secundaria Básica (13-16 años) |
Código ID: | 26010 |
Depositado Por: | Monitor Funes 6 |
Depositado En: | 14 Jul 2022 18:12 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 14 Jul 2022 18:12 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento